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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMelo, Francisco Vicente Sales-
dc.contributor.authorAmaral, Monica Santos Barbosa-
dc.date.accessioned2023-09-25T16:25:38Z-
dc.date.available2023-09-25T16:25:38Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationAMARAL, Monica Santos Barbosa. Experiência turística de famílias com pessoas autistas. 2023. 162 f. Dissertação (Mestrado em Administração e Controladoria) - Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74456-
dc.description.abstractTourism is an experiential activity that can generate different emotions in tourists, some of which may be associated with the conditions experienced by travelers before and during the tour. In the case of people with autism spectrum disorder (ASD), a leisure trip can be considered a complex experience, as it involves routine changes and unpredictability. Understanding the tourist experience of families with autism is relevant for the consumer and tourism sectors. In this context, a qualitative research of the phenomenological type was carried out in this work. Episodic interviews were conducted with twelve mothers of autistic children and one hundred and forty-six photos were analyzed using the photo-elicitation technique. The set of information that constituted the corpus was interpreted from the pragmatic analysis of the direct type discourse. It was found that natural, built and cultural attractions, as well as social interaction and the price to visit the place, are common to any traveler profile. However, for mothers of autistic children, the tranquility of the place is fundamental due to their auditory and visual sensitivity and difficulties in social interaction. As for the mothers' expectations of taking a leisure trip, good and bad expectations were reported, however, uncertainty is something common among the interviewees. Because of this, mothers try to make predictions of what might happen and prepare to alleviate possible situations. Positive and negative emotions and feelings were reported, the positive ones being joy, gratitude, surprise, victory, joy, satisfaction and relief; and the negative ones, apprehension, nervousness, stress, anxiety, frustration, impotence, incapacity, insufficiency and failure. It was found that mothers consider tourist companies to be poorly prepared to receive different profiles of visitors. As there are several challenges during the tourist experience, traveling for these mothers means breaking barriers, achievements, evolution, learning, happiness, gratitude and memories of happy moments. This research contributes by showing that the tourist experience can be positive for mothers of autistic children, even in situations of unexpected behavior on the part of the child. But, for that, it is necessary that all the agents of the tourist activity are prepared to offer adequate environments and specialized service for these consumerspt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleExperiência turística de famílias com pessoas autistaspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO turismo é uma atividade experiencial que pode gerar diversas emoções nos turistas, sendo que parte delas podem estar associadas às condições vivenciadas pelos viajantes antes e durante o passeio. No caso de pessoas com transtorno do espectro autista (TEA), uma viagem a lazer pode ser considerada uma vivência complexa, visto que envolve mudança de rotina e imprevisibilidade. Entender como se dá a experiência turística de famílias com pessoas autistas é relevante para o campo do turismo e consumo. Nesse contexto, uma pesquisa qualitativa de natureza fenomenológica foi realizada neste trabalho. Foram feitas entrevistas episódicas com doze mães de autistas e analisadas cento e quarenta e seis fotos por meio da técnica de fotoelicitação. O conjunto de informações que constituiu o corpus foi interpretado a partir da análise pragmática do discurso do tipo direto. Verificou-se que os atrativos naturais, os construídos e os culturais, assim como a interação social e o preço para visitar o local, são comuns a qualquer perfil de viajante. No entanto, para mães de autistas, a tranquilidade do local é algo fundamental em virtude da sensibilidade auditiva, visual e dificuldade de interação social. Quanto às expectativas das mães para realizar uma viagem a lazer, foram relatadas expectativas tanto boas quanto ruins, no entanto, a incerteza é algo comum entre as entrevistadas. Por conta disso, as mães procuram fazer previsões do que pode acontecer e se preparam para amenizar possíveis situações. Foram relatadas tanto emoções e sentimentos positivos, quanto negativos, sendo os positivos, felicidade, gratidão, surpresa, vitória, alegria, satisfação e alívio; e os negativos, apreensão, nervosismo, estresse, ansiedade, frustração, impotência, incapacidade, insuficiência e fracasso. Verificou-se que as mães percebem que as empresas associadas ao turismo estão pouco preparadas para uma boa recepção a perfis diferentes de visitantes. Por existirem vários desafios durante a experiência turística, viajar para essas mães significa quebra de barreiras, conquista, evolução, aprendizado, felicidade, gratidão e lembrança de momentos felizes. Esta pesquisa contribui ao evidenciar que a experiência turística pode ser positiva para mães de autistas, mesmo em situações de comportamento inesperado por parte do filho. Mas, para isso, é necessário que todos os agentes da atividade turística estejam preparados para ofertar ambientes adequados e atendimento especializado para esses consumidores.pt_BR
dc.subject.ptbrTurismopt_BR
dc.subject.ptbrExperiência de Consumopt_BR
dc.subject.ptbrTranstorno do Espectro Autistapt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/8200057204125903pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/6073389370524247pt_BR
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