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Tipo: Dissertação
Título: 7 Ritos de passagem de uma bruxa urbana: performances para germinar floresta em um corpo pavimentado
Autor(es): Coelho, Natália Lopes
Orientador: Cardoso, Thereza Cristina Rocha
Palavras-chave em português: Bruxa urbana;Performance;Arte e cidade;Meio ambiente
CNPq: CNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::ARTES
Data do documento: 2023
Citação: COELHO, Natália Lopes. 7 Ritos de passagem de uma bruxa urbana: performances para germinar floresta em um corpo pavimentado. 2023. 142 f. Dissertação (Mestrado em Artes) - Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: Nesta dissertação, misto de relato e devaneio, fabulo sobre um corpo-bruxa que trabalha feitiços performativos criando magia para alterar a minha circunstância citadina e, por consequência, quem sabe, também o entorno. São 7 ritos de passagem de uma bruxa urbana, assim chamados no contexto desta pesquisa porque pontuam a minha trajetória como artista do corpo de 2014 a 2022 através desse mesmo número de performances ativadas em São Paulo e em Fortaleza. Tal caminho se subdivide em duas porções não simétricas mediadas pela obra Cavalgada Selvagem (2018) em que atuo na total escuridão da casa teatral e a partir da qual meu corpo desaparecerá dos trabalhos subsequentes em favor da ativação de outras materialidades em/de artes. São todas bruxarias criadas com o intuito de britar o espaço simbolicamente concretado que a nossa cultura reserva ao feminino, à floresta e aos seres divergentes à normatividade. Utilizando como principal matéria de criação artística os gestos diários de uma mulher na urbe, esta pesquisa em arte intenciona transformar hábitos concretados em ritos florestais. Por meio da performance, busca agir como fazem as ervas daninhas quando brotam nas rachaduras das calçadas (BEY, 2013b). As ritualidades performativas da bruxa urbana têm o objetivo de rachar estados de consciência pavimentados, a fim de criar espaço de terra à vista em meio à extensa área de concreto da cidade, entendida, ela também, como meio ambiente. Assim, quem sabe, a floresta cresça em meio urbano e, com ela, ressurja a diversidade de seres e de modos de existência, conforme alerta Ailton Krenak, antes que a Terra siga seu curso e nos deixe para trás.
Abstract: In this thesis, a blend of narrative and reverie, I weave tales about a witch-body that works performative spells, creating magic to alter my urban circumstance and, consequently, perhaps the surroundings as well. There are 7 rites of passage of an urban witch, as named within the context of this research, marking my journey as a body artist from 2014 to 2022 through this same number of performances activated in São Paulo and Fortaleza. This path is divided into two non-symmetrical portions mediated by the work Wild Hunt (2018), where I perform in total darkness of the theater, and from which my body will disappear in subsequent works, giving way to the activation of other art/materialities. All these enchantments are created with the intent of shattering the symbolically concreted space that our culture reserves for the feminine, the forest, and beings that diverge from the normativity. Using as the primary material for artistic creation the daily gestures of a woman in the city, this research in art aims to transform concretized habits into forest rites. Through performance, it seeks to act as weeds do when they sprout in the cracks of the sidewalks (BEY, 2013b). The performative rituals of the urban witch are intended to crack the paved states of consciousness, creating patches of visible earth in the midst of the extensive concrete landscape of the city, also understood as an environment. Thus, perhaps, the forest may thrive in the urban environment, and with it, the diversity of be- ings and modes of existence may resurge, as Ailton Krenak warns, before the Earth con- tinues on its course, leaving us behind.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74436
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/8750115047652045
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/9450346202377323
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

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