Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74408
Tipo: | TCC |
Título: | Práticas pedagógicas de formação leitora no primeiro ano do Ensino Fundamental em escolas da Rede Municipal de Fortaleza |
Autor(es): | Barros, Carlos Joabe Campelo Carvalho |
Orientador: | Barbosa, Maria José |
Palavras-chave em português: | Formação de leitores;Concepções de leitura;Práticas pedagógicas |
Palavras-chave em inglês: | Formation of readers;Conceptions of reading;Pedagogical practices |
CNPq: | CNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAO |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | BARROS, Carlos Joabe Campelo Carvalho. Práticas pedagógicas de formação leitora no primeiro ano do Ensino Fundamental em escolas da rede municipal de Fortaleza. 2023. 59 f. Monografia (Graduação em Pedagogia) - Curso de Graduação em Pedagogia, Faculdade de Educação, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Resumo: | O objeto de estudo deste trabalho, a formação leitora, se justifica pela necessidade de se refletir sobre a educação escolar pública e os seus paradigmas de ensino, em especial a formação dos leitores da nova geração (e também das gerações anteriores). Isso porque, em face da problemática vastidão de concepções e vivências dos professores e professoras dos anos iniciais, suas práticas podem, por um lado, potencializar uma experiência leitora discursiva, ou desprezar um compromisso discursivo e de formação humana com os educandos, porque prioriza exclusivamente os elementos técnicos ou estruturais. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral: analisar as práticas pedagógicas para a formação leitora de crianças do primeiro ano do ensino fundamental em uma escola pública de Fortaleza, buscando o aprofundamento de compreensão das diferentes realidades de trabalho pedagógico com a leitura nos anos iniciais no âmbito da rede municipal de ensino de Fortaleza. Esta pesquisa se classifica como qualitativa, de caráter exploratório, organizando-se por meio de uma revisão de literatura, fundamentada em: Colello (2021), Soares (2021), Solé (2014) entre outros, bem como uma pesquisa de campo, devido às entrevistas semiestruturadas realizadas com as professoras. Observamos que essas professoras reproduzem ou avançam dentro do conjunto de suas concepções, experiências de formação e práticas, buscando trabalhar de um modo seguro com aquilo que possuem de conhecimento sobre ensinar a ler, bem como defendemos uma ampliação do trabalho com a leitura que se utilize de momentos e espaços diversificados e bem organizados, assim como planejamentos de atividades com a leitura bem articulados de modo que possam mediar as crianças em sua formação leitora. |
Abstract: | The object of study of this work, reading formation, is justified by the need to reflect on public school education and its teaching paradigms, in particular the formation of readers of the new generation (and also of previous generations). This is because, in the face of the problematic vastness of conceptions and experiences of teachers in the early years, their practices can, on one hand, enhance a discursive reading experience, or despise a discursive commitment and human formation with students, by prioritizing exclusively the technical or psychological elements. In this sense, this work has the general objective: to analyze the pedagogical practices for the reading formation of children in the first year of elementary school in a public school in Fortaleza, seeking to deepen the understanding of the different realities of pedagogical work with reading in the early years within the municipal education network of Fortaleza. This research is classified as qualitative, exploratory, organized through a literature review, based on: Colello (2021), Soares (2021), Solé (2014) among others, as well as a field research, due to the semi-structured interviews carried out with the teachers. It was noted that these teachers reproduce and/or advance within the set of their conceptions and training experiences and practices, seeking to work in a safe way with what they have of knowledge about teaching to read, as well as defending an expansion of the work with reading that uses diversified and well- organized moments and spaces, as well as planning activities with reading that are well articulated so that they can mediate children in their reading formation. |
URI: | http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74408 |
ORCID do Orientador: | https://orcid.org/0000-0002-6301-5424 |
Currículo Lattes do Orientador: | http://lattes.cnpq.br/3859026952963278 |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Aparece nas coleções: | PEDAGOGIA - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_cjccbarros.pdf | 668,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.