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dc.contributor.advisorOliveira, Francisco Heber Lacerda de-
dc.contributor.authorMagalhães, Lucas Moreira-
dc.date.accessioned2023-09-15T18:41:09Z-
dc.date.available2023-09-15T18:41:09Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationMAGALHAES, Lucas Moreira. Análise de índices de irregularidade longitudinal em pavimentos aeroportuários por meio de avaliações objetiva e subjetiva. 2023. 119 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74367-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.description.abstractRunway roughness is a parameter related both to directional control and aircraft fatigue, and to the comfort of landing, takeoff and taxiing operations. Indices for roughness evaluation allow decision making regarding maintenance and rehabilitation strategies in an Airport Pavement Management System. However, commonly, an index developed for automobiles is used to evaluate the irregularity of airport runways, which does not adequately represent the phenomenon. Therefore, the general objective of this work is to propose new classification criteria for roughness, based on a comparative analysis between indexes and questionnaires applied to pilots. For this purpose, the International Roughness Index (IRI) and the Boeing Bump Index (BBI) were evaluated by means of correlations and linear regressions, relating them to the Runway Roughness Index (RRI). The indices were obtained through simulations involving two representative aircraft (B737-800 and B747-400 SP), twelve longitudinal profiles from a Federal Aviation Administration database, three runway stretch lengths, and ten different speeds. For the subjective evaluation, an electronic form was applied to evaluate the responses of pilots of national airlines, after landing operations, about their perception of comfort on eleven runways of ten Brazilian airports, comparing them to the IRI of the analyzed runways. The analysis of correlations and linear regressions indicates that IRI and BBI explain less adequately the behavior of RRI as speed increases. The survey resulted in a high coefficient of determination between the average IRI values of the tracks and the pilots' score, resulting in a comfort rating based on acceptable IRI values lower than those currently in effect. It is concluded that using RRI or changing the current limit of IRI based on comfort rating may be more appropriate options for evaluating runway roughness. With this, the airport infrastructure is kept safer through more rational decision making in maintenance and rehabilitation activities, considering the pilots' perception and the consequent guarantee of operational safety for landings and takeoffs.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectIrregularidade longitudinalpt_BR
dc.subjectPavimentospt_BR
dc.subjectAeroportospt_BR
dc.subjectÍndices de irregularidadept_BR
dc.subjectAvaliação subjetivapt_BR
dc.titleAnálise de índices de irregularidade longitudinal em pavimentos aeroportuários por meio de avaliações objetiva e subjetivapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA irregularidade longitudinal de pavimentos aeroportuários é um parâmetro relacionado tanto ao controle direcional e à fadiga da aeronave, quanto ao conforto das operações de pousos, decolagens e taxiamento. Índices para avaliação de irregularidade permitem a tomada de decisão quanto às estratégias de manutenção e reabilitação em um Sistema de Gerência de Pavimentos Aeroportuários. Contudo, comumente, utiliza-se um índice desenvolvido para automóveis na avaliação da irregularidade em pistas aeroportuárias, que não representa adequadamente o fenômeno. Nesse sentido, o objetivo geral deste trabalho é propor novos critérios de classificação da irregularidade longitudinal, baseados na análise comparativa entre índices e questionários aplicados a pilotos. Para tal finalidade, avaliou-se, por meio de correlações e regressões lineares, o International Roughness Index (IRI) e o Boeing Bump Index (BBI), relacionando-os ao Runway Roughness Index (RRI). Os índices foram obtidos por meio de simulações que envolveram duas aeronaves representativas (B737-800 e B747-400 SP), doze perfis longitudinais de um banco de dados da Federal Aviation Administration, três comprimentos de trecho de pista e dez velocidades distintas. Para a avaliação subjetiva, um formulário eletrônico foi aplicado para avaliar as respostas dos pilotos de empresas aéreas nacionais, após operações de pousos, acerca de sua percepção de conforto em onze pistas de dez aeroportos brasileiros, comparando-as ao IRI das pistas analisadas. A análise das correlações e regressões lineares indica que o IRI e o BBI explicam de forma menos adequada o comportamento do RRI conforme o aumento da velocidade. A pesquisa de opinião resultou em um elevado coeficiente de determinação entre os valores de IRI médio das pistas e a nota dos pilotos, resultando em uma classificação de conforto baseada em valores de IRI aceitáveis inferiores aos atuais vigentes. Conclui-se que a utilização do RRI ou a mudança do limite vigente de IRI, baseado na classificação de conforto, podem ser opções mais apropriadas para a avaliação da irregularidade em pavimentos aeroportuários. Com isso, mantém-se a infraestrutura aeroportuária mais segura por meio de tomadas de decisão mais racionais em atividades de manutenção e reabilitação, considerando a percepção dos pilotos e a consequente garantia da segurança operacional de pousos e decolagens.pt_BR
local.date.available2023-02-17-
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