Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74341
Tipo: TCC
Título : Percepção de valor das ações de responsabilidade social pelos clientes: uma investigação no Banco do Brasil
Autor : ARCANJO, Cecília Braz
Tutor: Romero, Cláudia Buhamra Abreu
Palabras clave en portugués brasileño: Marketing social;Satisfação do consumidor;Responsabilidade social da empresa
Palabras clave en inglés: Social Marketing;Social-environmental Responsibility;Perception of Value
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAO
Fecha de publicación : 2011
Citación : ARCANJO, Cecília Braz. Percepção de valor das ações de responsabilidade social pelos clientes: uma investigação no Banco do Brasil. 2011. 72 f.: Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2011.
Resumen en portugués brasileño: O papel das empresas como influenciador das ações de sustentabilidade vem se tornando cada vez mais comum. A sociedade tem exigido das organizações uma forma mais responsável de lidar com o meio ambiente em que estão inseridas e com as pessoas com que mantêm relações. O marketing, que sempre foi um aliado estratégico das empresas, se volta a atender a essa nova demanda social, de modo a usar as atitudes socioambientais praticadas pelas organizações para criar valor ao consumidor, contribuindo, dessa forma, com a fidelização dos clientes e consolidando os relacionamentos com eles. O objetivo do estudo, portanto, é descobrir o quanto o comportamento das pessoas em relação às suas escolhas é influenciado pelas ações de marketing social desenvolvidas. Afinal, ser uma empresa socialmente participativa gera valor ao cliente? A partir desse contexto, foi desenvolvido um estudo de caso no Banco do Brasil, representando as empresas que despendem uma parte da sua receita ao investimento em ações sociais. Foi aplicado um questionário aos clientes da organização a fim de descobrir o quanto eles valorizam essas ações. Como resultado observou-se que os clientes percebem e valorizam as empresas por suas ações sócio-ambientais, mas esse fator não é essencial na hora de escolher a instituição em que vão concentrar seus recursos financeiros. Percebe-se também que está havendo uma mudança no comportamento das pessoas, com propensão a transformar seus hábitos em um consumo cada vez mais consciente, o que tende a tornar o fator socioambiental um item-chave para a fidelização do consumidor.
Abstract: The role of business as influencing the actions of sustainability is becoming increasingly common. Society organizations have demanded a more responsible way of dealing with the environment in which they operate and with the people they keep a relationship. Marketing, which has always been a strategic ally of the companies, turns to meet this new social demand in order to use the socio-environmental attitudes practiced by organizations to create customer value, contributing thus to customer loyalty and consolidating relationships with them. The aim, therefore, is to discover how much people's behavior in relation to that consume is influenced by the actions of social marketing developed. After all, being socially participative generates customer value? From this context, a casa study was developed in the Banco do Brasil, representing companies that spend a portion of its revenue for investment in social actions. A questionnaire was given to customers of the organization to find out how much they value these actions. As a result, it was observed that customers perceive and value companies by their socio -environmental actions, but this factor is not essential in deciding what they will consume. It is also evident that there is a change in behavior of people with a propensity to change their consumption habits in a more conscious way, which tends to make the socio-environmental factor a key item for the loyalty of the consumer.
Descripción en portugués brasileño : Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74341
Lattes del autor: http://lattes.cnpq.br/4093356998390561
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/2579015087449078
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2011_tcc_cbarcanjo.pdf31,44 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.