Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74337
Tipo: TCC
Título: Investigação de abordagens da sustentabilidade no ensino do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará
Título em inglês: Investigation of sustainability approaches in the teaching of the Civil Engineering course at the Universidade Federal do Ceará
Autor(es): Sepúlveda, Robert Guimarães
Orientador: Cavalcante, Antônio Paulo de Hollanda
Palavras-chave em português: Engenharia Civil - Estudo e ensino (Superior);Educação ambiental
CNPq: ENGENHARIA CIVIL
Data do documento: 2021
Citação: SEPÚLVEDA, Robert Guimarães. Investigação de abordagens da sustentabilidade no ensino do curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará. 2021. 64 f . Monografia (Graduação em Engenharia Civil) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.
Resumo: A emergência das questões ambientais e do desenvolvimento tem demandado cada vez mais mobilização social. O engenheiro civil enquanto detentor de conhecimento e agente de transformação, deve estar ainda mais consciente do seu papel em contribuir com a sociedade e habilitado para tanto. Dessa forma, faz-se necessário investigar como as Instituições de Ensino Superior tem proporcionado o desenvolvimento de habilidades e competências no Ensino de Engenharia que possibilitem esse tipo de formação. Dessa forma, tomando o curso de Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC) como objeto de estudo, realizou-se uma investigação do ensino de sustentabilidade que tem sido proporcionado pela instituição, por meio da análise de conteúdo do Projeto Pedagógico do Curso (PPC), especificamente dos programas e planos de ensino de disciplinas (PED), e por meio da análise da percepção dos estudantes sobre o tema, pela aplicação de um questionário. Pelos resultados, foi possível observar que apesar do PPC do curso abordar a sustentabilidade de forma horizontal e vertical através da matriz curricular, tais abordagens ainda se refletem de forma insuficiente no desenvolvimento de habilidades e competências pelos discentes. Os estudantes também avaliaram a qualidade da educação para sustentabilidade como ruim ou péssima, e apoiaram diversas estratégias para melhoria desse ensino. Assim, espera-se que os resultados deste trabalho possam promover uma reflexão sobre a melhoria do ensino de sustentabilidade no curso Engenharia Civil da Universidade Federal do Ceará (UFC).
Abstract: The emergence of environmental and development issues has increasingly demanded social mobilization. The professional of civil engineer, as a holder of knowledge and an agent of transformation, must be even more aware of his role in contributing to society and be qualified to do so. Thus, it is necessary to investigate how Higher Education Institutions have provided the development of skills and competencies in Engineering Education that enable this type of training. Thus, taking the Civil Engineering course at the Universidade Federal do Ceará (UFC) as an object of study, an investigation of the teaching of sustainability were carried out, which has been provided by the institution, through the content analysis of the Pedagogical Project of the Course (PPC), specifically of the syllabus content, and through the analysis of the students' perception on the theme, through the application of a questionnaire. From the results, it was possible to observe that despite the PPC of the course addressing sustainability horizontally and vertically through the curriculum, such approaches are still insufficiently reflected in the development of skills and competencies by the students. The students also assessed the quality of education for sustainability as bad or very bad and supported several strategies to improve this education. Thus, it is hoped that the results of this work may promote a reflection on improving the teaching of sustainability in the Civil Engineering course at the Universidade Federal do Ceará (UFC).
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74337
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-1953-9260
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/6887164719609763
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:ENGENHARIA CIVIL - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_tcc_rgsepulveda.pdf1,72 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.