Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74301
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMoraes, Laudemiro Rabelo de Souza e-
dc.contributor.authorArcoverde, Manha Costa-
dc.date.accessioned2023-09-12T21:58:11Z-
dc.date.available2023-09-12T21:58:11Z-
dc.date.issued2002-
dc.identifier.citationARCOVERDE, Marília Costa. A Comunicação como fator de redução da resistência ao processo de mudança nas organizações. 2002. 34 f. Monografia (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortalza, 2002.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74301-
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleA Comunicação como fator de redução da resistência ao processo de mudança nas organizaçõespt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEsta monografia tem como objetivo mostrar a importância da comunicação empresarial como fator de redução da resistência dos empregados aos processos de mudança organizacional. Esta resistência, geralmente, ocorre por uma incompreensão da mudança e suas implicações. Sendo assim, acredita-se que a comunicação é um importante fator de superação da resistência ao processo de mudança organizacional, pois uma vez informados sobre os objetivos e metas a serem alcançados pela organização os empregados irão se sentir parte integrante da mesma, evitando-se qualquer tipo de insegurança e surpresas. Para compreender ainda mais o papel da comunicação durante os processos de mudança, realizou-se uma pesquisa de campo em quatro empresas de ramos de negócios diferenciados e constatou-se que todas elas tiveram que realizar mudanças por influência do processo de globalização da economia. Durante tal processo as atitudes de gerentes e funcionários, em duas empresas, foram negativas, podendo-se apontar rejeição, desconforto e desconfiança. Já as outras duas apontaram atitudes positivas como expectativa e entusiasmo. Verificou-se ainda que todas as quatros empresas pesquisadas vêem a comunicação como um importante aliado durante a implantação de mudanças.pt_BR
dc.subject.ptbrComunicação empresarialpt_BR
dc.subject.ptbrComunicação administativapt_BR
dc.subject.ptbrMudança organizacionalpt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ADMINISTRACAOpt_BR
dc.description.ptbrEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/1022523881063579pt_BR
local.date.available2002-
Aparece nas coleções:ADMINISTRAÇÃO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_tcc_mcarcoverde.pdf20,76 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.