Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7428
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Gil, Antonio Carlos | - |
dc.date.accessioned | 2014-02-25T17:19:07Z | - |
dc.date.available | 2014-02-25T17:19:07Z | - |
dc.date.issued | 2004 | - |
dc.identifier.citation | GIL, A. C. Elaboração de casos para o ensino de administração. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 2, n. 2, p. 07-16, jul/dez. 2004. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-9258 | - |
dc.identifier.issn | 1678-2089 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7428 | - |
dc.description.abstract | This paper offers theoretical and practical elements for cases elaboration in management courses. Initially, it presents advantages and limitations of the case method. Then, it indicates when cases are useful. It also discusses the philosophical and psychological fundaments of the case method. Most of the text, however, is dedicated to explaining the conduct in the preparation of the cases, involving: problem identification, definition of objectives, case localization, data collection, analysis of its difficulty, testing and final writing. The paper gives special attention to the process of writing cases, with the presentation of norms and suggestions of text structure, writing style and presentation form. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Administração | pt_BR |
dc.subject | Método de estudo de casos | pt_BR |
dc.title | Elaboração de casos para o ensino de administração | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Este trabalho tem como objetivo fornecer elementos teóricos e práticos para subsidiar a elaboração de casos para serem utilizados no ensino de Administração. Procede-se inicialmente à análise das vantagens e limitações do método de caso, para, em seguida, indicar as circunstâncias em que se recomenda a utilização dessa estratégia de ensino. Procede-se ainda, à apresentação das bases filosóficas e psicológicas que conferem fundamento teórico ao método de casos. A maior parte do texto é dedicada, no entanto, ao esclarecimento dos procedimentos que são adotados na elaboração de casos, envolvendo: identificação do problema, definição de objetivos, localização do caso, coleta das informações requeridas, análise da dificuldade do caso, teste e redação final. Ênfase especial é conferida à redação do caso, com a apresentação de normas e sugestões relacionadas à estruturação do texto, ao estilo de redação e à forma de apresentação. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | FEAAC - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2004_art_acgil.pdf | 332,8 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.