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Tipo: Dissertação
Título: Comunidade Quilombola carnaúba II: um estudo da relação entre afetos e território mediada pelo diálogo intergeracional
Autor(es): Marques, Gilsiane Maria Vasconcelos
Orientador: Rocha, Nara Maria Forte Diogo
Palavras-chave: intergeracionalidade;estima de lugar e território;comunidade quilombola
Palavras-chave em português: intergeracionalidade;comunidade quilombola;estima de lugar e território
Palavras-chave em inglês: intergenerationality;quilombola community;esteem of place and territory
Data do documento: 2023
Citação: MARQUES, G. M. V. Comunidade Quilombola carnaúba II: um estudo da relação entre afetos e território mediada pelo diálogo intergeracional. 2023. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Programa de Pós-Graduação Profissional em Psicologia e Políticas Públicas, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumo: A construção da identidade étnica se torna resultado constante da experiência cotidiana e da história narrada pelas memórias dos povos quilombolas. Estas memórias coletivas existem graças à continuidade das tradições, passadas de geração em geração por meio de interações sociais e auxiliam as comunidades em suas reivindicações, a fim de obterem a condição de comunidade remanescente de quilombos. Os quilombos partilham da ideia de se pensar o território quilombola como um lugar onde se preserva uma cultura ancestral, que permite que os indivíduos reflitam sobre sua própria condição negra, adquirindo afetos e sentimentos pelo lugar. A presente pesquisa tem por objetivo compreender o papel do território na transmissão intergeracional entre remanescentes quilombolas da Comunidade Carnaúba II, trazendo os seguintes objetivos específicos: identificar os lugares de saber e de diálogo intergeracional que valorizem a história e cultura local da Comunidade Quilombola Carnaúba II; analisar os afetos de jovens e idosos quilombolas envolvidos em processos de diálogo intergeracional; e possibilitar junto à comunidade a criação de um livro como estratégia pedagógica de mediação da intergeracionalidade entre jovens e idosos. Foram elencadas as categorias “ser quilombola” abordando a historicidade, a conquista de território, a cultura e processos educacionais; juventude quilombola e estudos recentes; o processo de intergeracionalidade dentro de comunidades quilombolas, envolvendo o diálogo e o afeto entre jovens e adultos; e por fim a categoria “lugar de saber”, construída a partir da Psicologia Ambiental e Psicologia Sócio-Histórica composta pelas conceituações em torno de território, diálogos e afetos. Por meio de delineamento qualitativo e pesquisa em Psicologia Ambiental e Sócio-Histórica, a coleta de dados foi conduzida através da inserção na comunidade quilombola Carnaúba II, situada na cidade de São Benedito-Ceará; observação participante com construção de diário de campo e aplicação do instrumento gerador dos mapas afetivos. Os participantes foram selecionados seguindo critérios de escolha da vice-presidente da associação, e tinham entre 18 a 88 anos divididos em dois grupos: jovens (até 30 anos) e idosos (a partir de 50). A análise dos dados partiu do diário de campo e dos dados qualitativos dos mapas afetivos. Os resultados demonstraram que apenas metade dos jovens e dos idosos possuem estima positiva que se configura no pertencimento e em sentimentos de participação social e transformadora em torno da comunidade, enquanto a outra metade dos indivíduos demonstraram insegurança ou sentimentos de contrastes em relação à comunidade. Também concluiu que o diálogo intergeracional é a principal forma de transmissão de saberes e que este ocorre em vários pontos da comunidade, independente de estruturas convencionais. Portanto, utilizando-se destes dados, foi possível criar um livro contendo histórias e tradições da comunidade, com fins de oferecer visibilidade à comunidade e valorizar o patrimônio cultural por eles construído.
URI: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74281
ORCID do(s) Autor(es): https://orcid.org/0000-0002-3861-5794
Currículo Lattes do(s) Autor(es): http://lattes.cnpq.br/1215455348559234
ORCID do Orientador: https://orcid.org/0000-0003-1016-6875
Currículo Lattes do Orientador: http://lattes.cnpq.br/8711220429784748
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:MPPPP - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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