Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74251
Tipo: TCC
Título : Educação e desigualdades regionais no Brasil
Autor : Silva, Maria Ivonete Alves da
Tutor: Lemos, José de Jesus Sousa
Palabras clave en portugués brasileño: Desigualdades Regionais;Capital Humano;Educação
Palabras clave en inglés: Regional inequalities;Human Capital;Education
Áreas de Conocimiento - CNPq: CNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIA
Fecha de publicación : 2017
Citación : SILVA, Maria Ivonete Alves da. Educação e desigualdades regionais no Brasil. 46 f. 2017. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2017.
Resumen en portugués brasileño: As desigualdades socioeconômicas entre as regiões de um mesmo país estão relacionadas com as distintas dotações de recursos naturais e de capital humano, representando assim, um desa fio para o desenvolvimento do mesmo. Dessa forma, o presente estudo tem como objetivo analisar a evolução distribuição do PIB total e per capita entre as regiões e estados brasileiros e verificar de que forma a escolaridade média da população explica o PIB per capita, e conse quentemente, o nível de desigualdade. A hipótese considerada é a de que quanto maior for o nível de formação escolar da população de uma determinada região maior será o PIB per capi ta desta, portanto se houver muitas disparidades entre as regiões em relação ao nível de esco laridade, mais desigual será a distribuição de PIB per capita entre elas. Os dados foram obti dos a partir da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), e de outros bancos de dados disponibilizados pelo IBGE. A análise abrange os estados e regiões brasileiras ao longo do período de 2002 a 2014. Para isso, foram estudadas as variáveis Produto Interno Bruto total e per capita e a escolaridade média das pessoas maiores de 10 anos de idade. Para inves tigar a evolução da distribuição do PIB per capita e da escolaridade média entre as regiões brasileiras foi utilizado o teste t de Student para amostras emparelhadas e para estudar a rela- ção entre essas variáveis foi usado um modelo de regressão linear log-log. Os resultados do teste t de Student mostraram que todos os contrastes realizados foram estatisticamente signifi cativos, tanto para diferenças de PIB per capita quanto para diferenças de escolaridade média, ou seja, há desigualdade entre os PIB per capita e entre os níveis de escolaridade das regiões no intervalo de tempo considerado. A análise da regressão linear indica que, para todos os casos examinados, há uma relação positiva entre as variáveis estudadas, em que dado um au mento da escolaridade média da população, há também um aumento do PIB per capita da re gião, corroborando assim com a Teoria do Capital Humano e com a hipótese inicial da pes quisa. Com os resultados obtidos, nota-se a importância do capital humano para o crescimento econômico de uma região.
Abstract: Socio-economic inequalities between regions of the same country are related to the different allocations of natural resources and human capital. This is a challenge to the development of the country. So, the present study aims to analyze the evolution of the distribution GDP and GPD per capita among regions and States of Brazil and check how the average schooling of the population explains the GDP per capita, and consequently, the level of inequality. The hypothesis considered is that the higher the education level of the population of a region the greater the per capita GDP of this, so if there are many disparities between regions in relation to the level of schooling, more uneven will be the distribution of GDP per capita between them.The data were obtained from the Pesquisa Nacional porAmostra de Domicílios(PNAD), and from other databases provided by the IBGE. The analysis covers the Brazilian States and regions over the period of 2002 to 2014. The variables studied were GDP, GDP per capita and average schooling of people over the age of 10 years old. To investigate the evolution of dis tribution of GDP per capita and average schooling between Brazilian regions used the paired sample t-test and to study the relationship between these variables was used a log-linear re gression model.The paired sample t-test results showed that all the contrasts made were statis tically significant for both GDP per capita differences as to differences in average schooling. So, there is inequality between the GDP per capita and between the levels of schooling of the regions in the time interval considered. The log-linear regression analysis indicates that, for all cases examined, there is a positive relationship between the studied variables, in which given an increase in the average education of the population, there is also an increase in the GDP per capita in the region, corroborating with the Theory of Human Capital and with the initial hypothesis of the research. The results shows the importance of human capital to eco nomic growth of a region.
URI : http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74251
Lattes del tutor: http://lattes.cnpq.br/5498218246827183
Derechos de acceso: Acesso Aberto
Aparece en las colecciones: CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
2017_tcc_miasilva.pdf488,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.