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dc.contributor.advisorCastelar, Pablo Urano de Carvalho-
dc.contributor.authorSilva e Castro, Anna Celina-
dc.date.accessioned2023-09-06T22:47:29Z-
dc.date.available2023-09-04-
dc.date.available2023-09-06T22:47:29Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationSILVA E CASTRO, Anna Celina. A influência de fatores externos na tomada de decisões financeiras: Uma aplicação da teoria do prospecto. 49 f. 2023. Monografia (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74233-
dc.description.abstractBehavioral Economics has been of great importance for the understanding of economic and financial choices, through a broader bias, opposing some traditionally accepted paradigms of Neoclassical Economics and its principles of rationality of economic agents. This work presents an introduction to the fundamental concepts of Neoclassical Economics and Behavioral Economics. When approaching the concepts of Behavioral Economics, one of its most important cognitive biases is considered to be loss aversion. As a starting point, this work discusses the main research carried out in this area, the Prospect Theory, carried out by professors David Kahneman and Amós Tversky. A questionnaire was applied to a sample of students and professionals from areas such as Economics, Accounting, Administration, Psychology, Law, Medicine and Marketing, with the objective of evaluating whether studying one of the courses related financial markets, or whether professional experience would influence decisions under risk, and verifying the pattern of responses with the identified biases and heuristics in the pioneering research. The results suggest that individuals are not rational, and that the courses, being correlated or not, did not influence the agents' decision-making, presenting a congruent behavior to that identified in the original research of Kahneman and Tversky.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectAversão à Perdapt_BR
dc.subjectTeoria do Prospectopt_BR
dc.subjectEconomia Comportamentalpt_BR
dc.titleA influência de fatores externos na tomada de decisões financeiras: Uma aplicação da teoria do prospectopt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Economia Comportamental tem tido uma grande importância para a compreensão das escolhas econômicas e financeiras, por meio de um viés mais amplo, contrapondo alguns paradigmas tradicionalmente aceitos da Economia Neoclássica e seus princípios de racionalidade dos agentes econômicos. Esse trabalho apresenta uma introdução ao conceitos fundamentais da Economia Neoclássica e Economia Comportamental. Ao abordar os conceitos da Economia Comportamental, é considerado um dos seus vieses cognitivos mais importantes a aversão à perda. Como ponto de partida, o trabalho expõe a principal pesquisa realizada nesta área, a Teoria do Prospecto, realizada pelos professores David Kahneman e Amós Tversky. Aplicou se um questionário numa amostra de estudante e profissionais de áreas como Economia, Contabilidade, Administração, Psicologia, Direito, Medicina e Marketing, com o objetivo de avaliar se estudar um dos cursos relacionados ao mercado financeiro ou se a experiência profissional influenciam as decisões sob risco e verificar o padrão das respostas com os vieses e heurísticas identificados na pesquisa pioneira. Os resultados sugerem que os indivíduos não são racionais, e que os cursos sendo correlatos ou não, não influenciam a tomada de decisão dos agentes, apresentando um comportamento congruente ao identificado na pesquisa original de Kahneman e Tversky.pt_BR
dc.subject.enLoss Aversionpt_BR
dc.subject.enProspect Theorypt_BR
dc.subject.enBehavioral Economicspt_BR
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS SOCIAIS APLICADAS::ECONOMIApt_BR
local.advisor.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-9990-7873pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/4231375915387949pt_BR
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