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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorreia-Lima, Bruno Chaves-
dc.contributor.authorPinto, Francisco Maike Martins-
dc.date.accessioned2023-09-05T14:18:27Z-
dc.date.available2023-09-05T14:18:27Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationPINTO, Francisco Maike Martins. Suportes organizacionais e aprendizagem de competências digitais de funcionários de um banco público brasileiro. 2023. 95 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Administração e Controladoria) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74195-
dc.description.abstractThis work aims to investigate the possible relations between organizational supports for learning and individual learning (acquisition) of digital skills in a financial institution. This is a quantitative, inferential, descriptive and explanatory research that addresses the digital skills highlighted in the bank's strategic planning. After collecting 201 questionnaires answered by bank employees, descriptive statistics, correlation and multiple regression analysis techniques were performed using SPSS 22.0 software. The results obtained indicated that, in the researched bank, there was a significant perception of offering material and psychosocial support for learning. It was also noticed that the acquired digital skills were applied in the day-to-day work at the institution. There was a significant relation between both supports and the acquisition of digital skills. Such findings reinforce the importance of providing a conducive work environment, with adequate material resources and a positive psychosocial environment, to facilitate learning and the development of digital skills among employees.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.titleSuportes organizacionais e aprendizagem de competências digitais de funcionários de um banco público brasileiropt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste trabalho objetiva investigar relações entre suportes organizacionais à aprendizagem e aprendizagem individual (aquisição) de competências digitais em uma instituição financeira. Trata-se de uma pesquisa quantitativa, inferencial, descritiva e explicativa, que aborda as competências digitais destacadas no planejamento estratégico dessa instituição. Após a coleta de 201 questionários, respondidos pelos funcionários do banco, foram utilizadas técnicas de estatísticas descritivas, correlação e análise de regressão múltipla por meio do software SPSS 22.0. Os resultados obtidos indicaram que, no banco pesquisado, houve percepção significativa de oferta de suportes materiais e psicossociais à aprendizagem. Percebeu-se, também, que as competências digitais adquiridas foram aplicadas no dia a dia de trabalho na instituição. Houve relação significativa de ambos os suportes com aquisição de competências digitais. Tais achados reforçam a importância de fornecer um ambiente de trabalho propício, com recursos materiais adequados e um ambiente psicossocial positivo, para facilitar a aprendizagem e o desenvolvimento de competências digitais entre os funcionários.pt_BR
dc.subject.ptbrSuporte organizacional à aprendizagempt_BR
dc.subject.ptbrAprendizagem individualpt_BR
dc.subject.ptbrCompetências digitaispt_BR
local.author.latteshttp://lattes.cnpq.br/5691598695737406pt_BR
local.advisor.latteshttp://lattes.cnpq.br/8579383288595514pt_BR
local.date.available2023-09-05-
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