Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74160
Type: | TCC |
Title: | Crenças de duas professoras sobre o papel da língua materna e da língua inglesa na sala de aula de inglês no Brasil |
Authors: | Cavalcante, Allan Braga |
Advisor: | Silva, Andreia Turolo da |
Keywords: | Crenças;língua materna;Língua inglesa |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | CAVALCANTE, Allan Braga. Crenças de duas professoras sobre o papel da língua materna e da língua inglesa na sala de aula de inglês no Brasil. Orientadora: Andréia Turolo da Silva. 2023. 30 f. TCC (Graduação em Letras/Inglês) - Curso de Graduação em Letras/Inglês, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | O objetivo principal deste trabalho foi investigar as crenÁas sobre a lÌngua materna e a lÌngua inglesa de duas professoras de inglÍs do ensino b·sico p ̇blico brasileiro a partir de suas narrativas. Foi tambÈm objetivo desta pesquisa averiguar o pressuposto de que suas aÁıes e decisıes referentes a suas pr·ticas pedagÛgicas s„o influenciadas por crenÁas construÌdas ao longo de sua formaÁ„o e vivÍncias. TambÈm foram analisadas crenÁas acerca de como as entrevistadas se posicionam sobre aspectos relacionados ‡ profiss„o de professor de lÌngua inglesa. O referencial teÛrico se desdobra em duas breves discussıes: a primeira È sobre como o termo “crenÁas” vem sendo definido em estudos no campo da LinguÌstica Aplicada; e a segunda traz um sucinto levantamento de como a lÌngua materna vem sendo abordada em mÈtodos e abordagens no processo de ensino-aprendizagem de lÌnguas estrangeiras. Os dados analisados neste estudo foram obtidos a partir de entrevistas semiestruturadas, nas quais as informantes foram questionadas sobre atributos, saberes e fazeres do professor ideal, ou o bom professor de inglÍs. Por fim, constatou-se que as entrevistadas n„o possuem crenÁas definidas quanto ao papel da lÌngua materna no processo de ensino-aprendizagem de lÌngua estrangeira. Elas demonstraram inclinaÁ„o para um uso cada vez mais reduzido dessa lÌngua em sala de aula. Contudo, essa lÌngua È a escolhida para a express„o de sentimentos e para debate de assuntos considerados polÍmicos em sala de aula. ... atravÈs dela que se estabelece e se mantÈm a relaÁ„o entre alunos e professor, na qual este profissional deve ser, de acordo com a perspectiva das entrevistadas, cada vez mais emp·tico e ciente do contexto social de seus alunos. |
Abstract: | The main objective of this paper was to investigate the beliefs about the mother tongue and the English language of two Brazilian public school English teachers by analyzing their narratives. It was also the objective of this research to investigate the assumption that their actions and decisions regarding their pedagogical practices are influenced by beliefs built throughout their education and experiences. Beliefs about the teachers’ positions on aspects related to the English teaching profession were also analyzed. The theoretical framework unfolds into two brief discussions: the first is about how the term “beliefs” has been defined in studies in the field of Applied Linguistics; and the second brings a brief survey of how the mother tongue has been addressed in methods and approaches in the teaching-learning process of foreign languages. The data analyzed in this study were obtained from semi- structured interviews, in which the informants were asked about attributes, knowledge and duties of the ideal teacher, or the good English teacher. Finally, it was found that the teachers do not have definite beliefs regarding the role of the mother tongue in the teaching-learning process of a foreign language. They demonstrated an inclination towards an increasingly reduced use of that language in the classroom. However, this language is chosen for the expression of feelings and for the debate on subjects considered controversial in the classroom. It is through the mother tongue that the relationship between students and the teacher is established and maintained. In this relationship, the professional must be, according to the perspective of the teachers, increasingly empathetic and aware of the social context of their students. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74160 |
Appears in Collections: | LETRAS - INGLÊS - Monografias |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_abcavalcante.pdf | 553,49 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.