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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Práticas discursivas e produção de sentidos nos estudos organizacionais: a contribuição do Construcionismo Social
Autor(es): Rosa, Alexandre Reis
Tureta, César
Brito, Mozar José de
Palavras-chave: Pós-modernismo;Psicologia social;Interação social
Data do documento: 2006
Citação: ROSA, A. R.; TURETA, C.; BRITO, M. J. Práticas discursivas e produção de sentidos nos estudos organizacionais: a contribuição do Construcionismo Social. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 4, n. 1, p. 41-52, jan./jun. 2006.
Resumo: Tendo o paradigma interpretativo como ponto de partida e o caráter interdisciplinar que vem permeando os estudos organizacionais nos últimos anos, o presente ensaio tem por objetivo explorar, no âmbito da psicologia social, uma proposta teórico-metodológica para o estudo da produção de sentidos no cotidiano. A partir de práticas discursivas, busca também situar a produção de sentidos junto ao movimento do construcionismo social que, alinhando ao debate pós-modernista, adota uma postura de ruptura com o modo tradicional de fazer ciência e busca ultrapassar a dualidade sujeito-objeto situando o conhecimento no interior dos processos de interação social. Embora o texto enfatize a perspectiva da psicologia social, a produção de sentidos é necessariamente interdisciplinar. O que torna possível a ponte com a ciência da administração e, conseqüentemente, uma possível incorporação de seus pressupostos à análise organizacional.
Abstract: From the interpretative paradigm and the interdisciplinary character that it comes permeating the organization studies in the last years, this paper has the objective to explore, in the scope of social psychology, a proposal theoretical-methodological for the study of the making sense in the daily. Based on discursive practices, it also try to establish the making sense in the same place to the social constructionism movement that, aligned to the postmodernist debate, follow a rupture position with the traditional way to make science and try to overcome the duality subject-object, pointing out the knowledge in the interaction social processes. Although the paper emphasizes the social psychology perspective, the making sense is necessarily an interdisciplinary approach, which allows joining it with the science of management and, consequently, a possible incorporation of its assumptions to the organizational analysis.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7416
ISSN: 2178-9258
1678-2089
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