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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorVale, Alexandre Fleming Câmara-
dc.contributor.authorSouza, Déborah Ramos de-
dc.contributor.authorMatos, Ismael Oliveira-
dc.contributor.authorGuimarães, Maria Rosalba Matos-
dc.date.accessioned2023-08-24T15:16:47Z-
dc.date.available2023-08-24T15:16:47Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationSOUZA, Déborah Ramos de; MATOS, Ismael Oliveira; GUIMARÃES, Maria Rosalba Matos. Nosso movimento e nossas escolas na afirmação política e de revitalização do povo Tapeba. Orientador: Alexandre Fleming Câmara Vale. 2022. 37 f. TCC (Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba) - Curso de Licenciatura Intercultural Indígena Kuaba, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74122-
dc.description.abstractThis study presented here has as its theme (INDIGENOUS IMAGES: OUR MOVEMENT AND OUR SCHOOLS IN THE POLITICAL AFFIRMATION AND REVITALIZATION OF THE TAPEBA PEOPLE), It is a course completion work that seeks to contribute to the revitalization and understanding of traditional knowledge, rites and the ethnic belonging of the people, with their manifestations and struggles in the specific educational scenario differentiated in the state of Ceará, and especially in the Municipality of Caucaia, as well as in the legal and interrelationship organizations of indigenous people from all Tapeba villages, giving shape and visibility to intercultural performances in a communicative way with the “non-indigenous” society. The event of the Cultural Fair is one of the main differentiated and specific elements of the Tapeba indigenous educational proposal, showered with appropriations in the participation of teachers, students, traditional leaders, artisans, healers, practitioners of traditional food culture, health team, indigenous and non-indigenous organizations. indigenous people, supporters and the non-indigenous population, promoted by all Tapeba indigenous schools, gathered in a sacred territory for the people, in the Lagoa II village, called Terreiro dos Pau-Branco. A deepening of the theme with logical, dialogic, oral analysis, media record and theoretical reference, this one, based on authors such as: NASCIMENTO, Rita (2009), (ANDERSON, 2008), teachers, Tapeba leaders and other specialists who through of his studies contributed to the development of this work in which he will strengthen the indigenous movement, as well as get to know and deepen the subject matter, in order to collaborate with the formation of readers in the academic universe and its dynamics, since the consolidation of this project began teachers representing the indigenous schools of the time, the need to combat responsible institutional denialism, the promotion of indigenous school education, better conditions for differentiated indigenous schools, the occupation of traditional territory and ethnic strengthening.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectRevitalização étnicapt_BR
dc.subjectEducação escolar indígenapt_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectImportância políticapt_BR
dc.subjectMovimento indígenapt_BR
dc.titleImagens indígenas: nosso movimento e nossas escolas na afirmação política e de revitalização do povo Tapebapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste estudo aqui apresentado tem como tema IMAGENS INDÍGENAS: NOSSO MOVIMENTO E NOSSAS ESCOLAS NA AFIRMAÇÃO POLÍTICA E DE REVITALIZAÇÃO DO POVO TAPEBA. Trata-se de um trabalho de conclusão de curso que busca contribuir com a revitalização e o entendimento dos saberes tradicionais, ritos e o pertencimento étnico do povo, com suas manifestações suas lutas no cenário educacional específico diferenciado no estado do Ceará, e em especial no Município de Caucaia, como também, nas organizações legais e de inter-relação de indígenas de todas as aldeias Tapeba, dando forma e visibilidade as performances interculturais de maneira comunicativa com a sociedade “não indígena”. O acontecimento da Feira Cultural é um dos principais elementos diferenciados e específicos da proposta educacional indígena Tapeba, regado de apropriações na participação de professores, alunos, lideranças tradicionais, artesãos, curandeiros, praticantes de cultura alimentar tradicionais, equipe de saúde, organizações indígenas e não indígenas, apoiadores e população não indígena, promovida por todas as escolas indígenas Tapeba, reunidas em um território sagrado para o povo, na aldeia lagoa II, chamado de Terreiro dos Pau-Branco. Um aprofundamento do tema com análises lógicas, dialógicas, de forma oral, registro midiático e referencial teórico, este, pautada em autores como: NASCIMENTO, Rita (2009), (ANDERSON, 2008), professores, lideranças Tapeba e outros especialistas que por meio de suas estudos contribuíram para o desenvolvimento desse trabalho no qual fortalecerá o movimento indígena, bem como conhecer e aprofundar-se no assunto tratado, afim de colaborar com a formação de leitores do universo acadêmico e suas dinâmicas, uma vez que a consolidação deste projeto principiou-se de professores representantes das escola indígenas da época, da necessidade contra o negacionismo institucional responsável, da fomentação da educação escolar indígena, de melhores condições para as escolas indígenas diferenciadas, da ocupação do território tradicional e o fortalecimento étnico.pt_BR
dc.title.enIndigenous images: our movement and our schools in the political affirmation and revitalization of the people Tapebapt_BR
Aparece nas coleções:LIIK - LICENCIATURA INTERCULTURAL INDÍGENA KUABA - TCC

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