Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74083
Tipo: Dissertação
Título: Critério para implantação de tecnologias de abastecimento de água potável em regiões afetadas pelo alto teor de sal
Autor(es): Monteiro, Valeria Pereira
Orientador: Pinheiro, José César Vieira
Palavras-chave: Abastecimento de água;Inovações tecnológicas;Dessalinização da água;Água potável
Data do documento: 2002
Citação: MONTEIRO, Valeria Pereira. Critério para implantação de tecnologias de abastecimento de água potável em regiões afetadas pelo alto teor de sal. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2002. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74083. Acesso em: 23 ago. 2023.
Resumo: Este trabalho analisou indicadores socioeconômicos e ambientais de cento e setenta municípios do Estado Ceará. Trata-se de municípios que apresentam pelo menos um poço com alto teor de sal, isto é, sólidos totais dissolvidos (STD) acima de 1000mg/litro. Os indicadores socioeconômicos e ambientais quando submetidos ao modelo estatístico multivariado de análise fatorial permitiu a construção de um índice para cada um destes municípios, o que viabilizou sua hierarquização do. Acredita-se com isto ter oferecido um critério para implantação prioritária de aparelhos dessalinizadores (ou tecnologia outra que solucione o problema de abastecimento de água potável) com maior benefício social do investimento. Os dados utilizados foram obtidos junto ao Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística — IBGE; ao Instituto de Planejamento do Estado do Ceará — IPLANCE e à Comissão de Pesquisa de Recursos Minerais — CPRM. Para melhor exame e visualização dos resultados, os índices obtidos foram submetidos à análise de agrupamento, da qual se formaram três agrupamentos. No primeiro (classe), estão os municípios que obtiveram os piores índices socioeconômicos. Nesse agrupamento, a incidência de poços com alto teor de sal apresenta-se bem superior às do segundo e terceiro agrupamentos. Desta forma, se confirmou a hipótese do trabalho, qual seja, existe forte correlação entre os índices socioeconômicos e o teor de sal da água que abastece a população. Extraiu-se ainda desta pesquisa outra importante informação, pois reforça a utilização do critério adotado: diz respeito à existência de municípios que, embora apresentem altos percentuais de poços com elevado teor de sal, não figuram entre aqueles que deverão ser priorizados em programas de dessalinização. Esse fato se explica pela existência de boas fontes alternativas de abastecimento d'água. Desta forma, concluiu-se que a construção de índices dos municípios a partir da análise fatorial com base em indicadores socioeconômicos da população representa critério tecnicamente consistente para estabelecer prioridades na instalação de dessalinizadores ou tecnologias outras que viabilizem o abastecimento de água potável para consumo humano.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74083
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_dis_vpmonteiro.pdf38,51 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.