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dc.contributor.advisorSilva, Francisco Gildemir Ferreira da-
dc.contributor.authorAraújo, Saulo José Temóteo-
dc.date.accessioned2023-08-22T22:42:53Z-
dc.date.available2023-08-22T22:42:53Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationARAÚJO, Saulo José Temóteo. Finanças comportamentais: um estudo sobre o efeito certeza nos alunos da graduação da FEAAC/UFC. 2023. 41 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Finanças) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74069-
dc.description.abstractThe Theory Of Prospects, by Kahneman e Tversky, states that agents are not completely rational in the decision-making process, but are influenced by the risks of gain or losses. There are three behavioral biases presented in Behavioral Finance, the current study focused on the Certainty Effect, which states that agents apply more utility to results with greater guarantee. The research was carried out by replicating the questionnaire by Kahneman e Tversky (1979) in the students of the Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) of Universidade Federal do Ceará (UFC). Through the responses obtained by the sample of 58 students, we verified whether they present the Certainty Effect, and whether the bias is present to a greater or lesser degree depending on the individual’s gender.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTeoria dos prospectospt_BR
dc.subjectFinanças comportamentaispt_BR
dc.subjectEfeito certezapt_BR
dc.titleFinanças comportamentais: um estudo sobre o efeito certeza nos alunos da graduação da FEAAC/UFCpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Teoria dos Prospectos, de Kahneman e Tversky, afirma que os agentes não são completamente racionais no processo de tomada de decisões, mas são influenciados pelos riscos de ganhos ou perdas. Existem três vieses comportamentais apresentados nas Finanças Comportamentais, o presente estudo teve como foco o Efeito Certeza, que afirma que os agentes aplicam mais utilidade a resultados com maior garantia. A pesquisa foi feita replicando o questionário de Kahneman e Tversky (1979) nos alunos da Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade (FEAAC) da Universidade Federal do Ceará (UFC). Através das respostas obtidas pela amostra de 58 alunos, verificamos se os mesmos apresentam o Efeito Certeza, e se o viés se apresenta com maior ou menor grau dependendo do gênero do indivíduo.pt_BR
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