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dc.contributor.advisorChacon, Suely Salgueiro-
dc.contributor.authorRabelo, Marcelo Rodrigues-
dc.date.accessioned2023-08-22T11:06:21Z-
dc.date.available2023-08-22T11:06:21Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationRABELO, Marcelo Rodrigues. Projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil: uma análise da ferramenta Sicgesp na gestão das secretarias de educação municipais. 2023. 67 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74048-
dc.description.abstractManaging is not simple. The manager needs to surround himself with competent people who help him in day-to-day activities. Even with the body of work filled with good professionals, decision-making needs the help of data to support the choices and is an exclusive function of the manager. Therefore, the data must have sufficient qualities to allow the user to trust the decisions he/she has taken/will take. It is in this context that this work is inserted, when approaching the project Sala de Gestão e Governança da Educação Báásica do Brasil, focusing on the analysis of its tool called SICGESP. The objective of the research was to understand whether the reports produced by the tool can help education managers, in the different municipalities of Brazil, to make the best decisions, making the investments of resources destined for the area of education more efficient. For this purpose, we chose three municipalities, naming them municipalities A, B and C. They were chosen according to the size of the population range. Municipality A is in the range of 1,000 to 10,000 inhabitants, B is between 10,000 and 100,000 inhabitants and C is above 100,000 inhabitants. The clipping can demonstrate whether the project is useful regardless of the size of the population of the municipality. We made tables and graphs of their Management and Compared Service Level Reports (general measure of evaluation by SICGESP). In municipalities B and C, for a better visualization of the data, we chose the 5 schools with the highest average number of students attending to make comparisons with the IDEB score (Basic Education Development Index) in order to verify the efficiency of schools in this indicator. In the theoretical framework, which supports the analysis, we brought the concepts of public governance, costs and cost accounting, always from the perspective of the public sector. Understanding these themes helps us to better discern the proposal and objective of the project under analysis. Finally, with all the objectives achieved, we found it difficult to carry out an analysis using only quantitative indicators. The experiences of those who work in the Secretariats are necessary and, as SICGESP indicates the abnormal behavior of costs (if any), the management gains a tool that will show the behavior of its costs, allowing a more careful analysis by the management. This analysis will encourage decision-making by the manager, whether from the Education Department or the Executive.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectGestão públicapt_BR
dc.subjectGovernança públicapt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectCustospt_BR
dc.subjectContabilidade de custospt_BR
dc.subjectPolíticas púbicaspt_BR
dc.titleProjeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil: uma análise da ferramenta Sicgesp na gestão das secretarias de educação municipaispt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.contributor.co-advisorDantas, José Marilson Martins-
dc.description.abstract-ptbrFazer gestão não é algo simples. O gestor precisa se cercar de pessoas competentes que o ajudem nas atividades do dia a dia. Mesmo com o corpo de trabalho preenchido com bons profissionais, a tomada de decisão necessita do auxílio de dados para embasar as escolhas e é função exclusiva do gestor. Por isso os dados devem possuir qualidades suficientes para permitir ao mesmo confiança nas decisões que tomou/tomará. É nesse contexto que esse trabalho se insere, ao abordar o projeto Sala de Gestão e Governança da Educação Básica do Brasil, com enfoque na análise de sua ferramenta denominada SICGESP. O objetivo da pesquisa foi compreender se os relatórios produzidos pela ferramenta podem ajudar os gestores da educação, nos diversos municípios do Brasil, a tomar as melhores decisões tornando mais eficientes os investimentos dos recursos destinados à área da educação. Para tanto, escolhemos três municípios, denominando-os municípios A, B e C. A escolha dos mesmos foi realizada por tamanho de faixa populacional. O município A está na faixa dos 1.000 a 10.000 habitantes, o B está inserido entre 10.000 e 100.000 habitantes e o C acima de 100.000 habitantes. O recorte poderá demonstrar se o projeto tem utilidade independente do tamanho da população do município. Fizemos tabelas e gráficos de seus Relatórios Gerenciais e de Nível de Serviço Comparado (medida geral de avaliação do SICGESP). Nos municípios B e C, para melhor visualização dos dados, escolhemos as 5 escolas com maior média de número de alunos frequentantes para fazer comparativos com a nota do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) com o intuito de verificar a eficiência das escolas nesse indicador. No referencial teórico, que alicerça a análise, trouxemos os conceitos de governança pública, de custos e a de contabilidade de custos, sempre sob a ótica do setor público. Compreender essas temáticas nos ajuda a discernir melhor sobre a proposta e objetivo do projeto em análise. Por fim, com todos os objetivos alcançados, verificamos ser difícil fazer uma análise apenas por indicadores quantitativos. As experiências de quem atua nas Secretarias são necessárias e, como o SICGESP indica os comportamentos anormais dos custos (se existirem), a gestão ganha uma ferramenta que lhe mostrará o comportamento dos seus custos permitindo uma análise mais criteriosa pela gestão. Essa análise é que fomentará a tomada de decisão por parte do gestor seja ele da Secretaria de Educação ou do Executivo.pt_BR
Aparece nas coleções:GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias

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