Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74047
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMarques, Marília Braga-
dc.contributor.authorCarvalho, Sarah de Sousa-
dc.date.accessioned2023-08-22T11:00:18Z-
dc.date.available2023-08-22T11:00:18Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCARVALHO, Sarah de Sousa. Avaliação de um jogo de tabuleiro para prevenção de quedas em pessoas idosas. 2023. 67 f. Monografia (Graduação em Enfermagem) – Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74047. Acesso em: 22 ago. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74047-
dc.description.abstractThe action of aging is an innate process of every human being. In Brazil, it is possible to notice a change in the age pyramid with the high life expectancy and increase in the population aging index. The fall, being the unintentional displacement of the body to a lower level than the initial position, is the main incident that affects this population, especially falls at home, revealing the importance of developing care focused on preventing this event. Thus, it is important to use technologies that promote the reduction of these diseases, such as educational games in health. For the effective action of the technology is important an evaluation by the target audience. The study aimed to evaluate a tabtabiro game for prevention of falls as the layout, motivational characteristics for learning and satisfaction with elderly people. This is a descriptive study on the evaluation of an educational technology, based on the theoretical model of nursing health promotion Nola Pender, the target audience were elderly with or without a history of falls. The evaluation process included elderly women from a non- profit association in the city of fortaleza. The selection of the elderly was through convenience sampling, the mini mental state examination (MMSE) was applied. After playing, the elderly answered an instrument about the layout and motivational characteristic for learning and satisfaction, as well as space for suggestions. In addition, subjective questions regarding the game and the process of playing were answered. The acquired data were compiled and analyzed using descriptive statistics, it was performed the concordance index (CI), the wilcoxon-mann-whitney test and similarity analysis. The study was approved by the research ethics committee of the Federal University of Ceara, under protocol number 3.921.131. The sample consisted of 31 elderly women (100%), with a mean age of 74.74 years. Regarding the evaluation process of gerontechnology indicated excellent CI, >90%, as well as statistical significance with p value > 0.05 in the Wilcoxon Test. Given the above, it can be concluded that the study achieved the proposed objectives. Gerontechnology served as a facilitator to promote health and prevent diseases related to this population.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIdosopt_BR
dc.subjectTecnologia Educacionalpt_BR
dc.subjectJogos e Brinquedospt_BR
dc.titleAvaliação de um jogo de tabuleiro para prevenção de quedas em pessoas idosaspt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA ação de envelhecer é um processo inato de todo ser humano. No Brasil, é possível notar uma mudança na pirâmide etária com a elevada expectativa de vida e aumento no índice de envelhecimento populacional. A queda, sendo o deslocamento não intencional do corpo para um nível inferior à posição inicial, é o principal incidente que acomete essa população, principalmente quedas em domicílio, revelando a importância de desenvolver o cuidado focado na prevenção desse acontecimento. Assim é importante a utilização de tecnologias que promovam a redução desses agravos, sendo exemplos os jogos educativos em saúde. Para a efetiva ação da tecnologia é importante uma avaliação pelo público alvo. O estudo objetivou avaliar um jogo de tabuleiro para prevenção de quedas quanto ao layout, características motivacionais para aprendizagem e satisfação com pessoas idosas. Trata-se de um estudo descritivo sobre a avaliação de uma tecnologia educacional, baseado no modelo teórico de enfermagem da Promoção da Saúde de Nola Pender, o público- alvo foram idosos com ou sem histórico de queda. O processo de avaliação contou com idosas de uma associação sem fins lucrativos no município de Fortaleza. A seleção dos idosos se deu por meio de amostragem por conveniência, foi aplicado o Mini Exame do Estado Mental (MEEM). Após jogar, as idosas responderam um instrumento acerca do layout e característica motivacional para aprendizado e satisfação, além espaço para sugestões. Ademais, foi respondido perguntas subjetivas referente ao jogo e ao processo de jogar. Os dados adquiridos foram compilados e analisados por meio de estatística descritiva, foi realizado o Índice de Concordância (IC), o teste de Wilcoxon-Mann-Whitney e a análise de Similitude. O estudo foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Ceará, sob parecer no 3.921.131. A amostra foi de 31 idosas, sexo feminino (100%), sendo 74,74 anos média etária. No que tange o processo de avaliação da gerontecnologia apontou IC excelente, >90%, bem como significância estatística com valor p>0,05 no Teste Wilcoxon. Diante do exposto, pode-se concluir que o estudo atingiu os objetivos propostos. A gerontecnologia serviu como facilitadora para promover a saúde e prevenir agravos relacionados a essa população.pt_BR
Aparece nas coleções:ENFERMAGEM - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_sscarvalho.pdf1,73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.