Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/74043
Tipo: TCC
Título: Implicações do PAIC Integral na alfabetização no estado do Ceará a partir dos resultados do Spaece-Alfa no período de 2007-2019
Autor(es): Sales, Luana
Orientador: Romero, Julio Alfredo Racchumi
Palavras-chave: Alfabetização;Spaece-Alfa;PAIC Integral
Data do documento: 2023
Citação: SALES, Luana. Implicações do PAIC Integral na alfabetização no estado do Ceará a partir dos resultados do Spaece-Alfa no período de 2007-2019. 2023. 54 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A alfabetização, ato de ler e escrever, é um processo fundamental para a formação de um cidadão. Entretanto, no início dos anos 2000, o Comitê Cearense para Eliminação do Analfabetismo Escolar (CCEAE) realizou uma pesquisa com alunos da 2ª série do Ensino Fundamental (atual 3º ano), identificando que mais de 50% dos alunos não conseguiram ler ou leram muito mal, mostrando, assim, uma alta taxa de analfabetismo no estado do Ceará. Diante desse cenário, o Governo do Estado passou a investir em medidas com o intuito de combater o analfabetismo e dentre essas medidas destaca-se o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PAIC) Integral, que foi instituído em 2007. Além disso, em parceria ao Programa e atrelado ao eixo de avaliação externa, o Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (Spaece) aplicou, no ano de 2007, a primeira avaliação (Spaece-Alfa) com o intuito de medir a taxa de alfabetismo dos alunos do 2º ano do Ensino Fundamental e, assim, ser possível analisar o cenário e realizar ações com a finalidade de diminuir a taxa. É a partir desse contexto, de combate ao analfabetismo no estado do Ceará, que este trabalho objetiva analisar as implicações do PAIC Integral na Alfabetização no Município de Fortaleza a partir dos resultados do Spaece-Alfa no período de 2007 - 2019. Para tanto, os objetivos específicos são: conhecer a evolução da Política Educacional no Brasil e sobre a Avaliação de Larga Escala, especificamente, o Sistema Permanente de Avaliação do Estado do Ceará (Spaece), compreender o cenário de analfabetismo no estado de Ceará e a implementação do PAIC Integral e analisar os resultados da proficiência obtidos no Spaece-Alfa em Fortaleza no período de 2007 - 2019. Para tal análise, utilizou-se dos tipos de pesquisa exploratória e descritiva, mediante um estudo bibliográfico e documental e uma abordagem qualitativa. Dentre os resultados analisados foi possível concluir que o Programa implicou de forma significativa na redução da taxa do analfabetismo no estado do Ceará e no município de Fortaleza no período estudado (2007 - 2019), no entanto, identificou-se que no ano de 2019 o percentual de alunos não-alfabetizados no segundo ano do Ensino Fundamental ainda era existente.
Abstract: Literacy, the act of reading and writing, is a fundamental process for the formation of a citizen. However, in the early 2000s, the Cearense Committee for the Elimination of School Illiteracy (CCEAE) carried out a survey with students in the 2nd grade of Elementary School (currently 3rd year), identifying that more than 50% of the students could not read or read a lot. poorly, thus showing a high rate of illiteracy in the state of Ceará. Faced with this scenario, the State Government began to invest in measures with the aim of combating illiteracy, and among these measures the Literacy Program at the Right Age (PAIC) which was instituted in 2007 stands out. Program and linked to the axis of external evaluation, the Permanent Evaluation System of the State of Ceará (Spaece) applied, in 2007, the first evaluation (Spaece-Alpha) with the aim of measuring the literacy rate of 2nd year students of Elementary School and, thus, be able to analyze the scenario and carry out actions with the purpose of reducing the rate. It is from this context of combating illiteracy in the state of Ceará that this work aims to analyze the implications of the PAIC Integral in Literacy in the Municipality of Fortaleza based on the results of Spaece-Alfa in the period 2007 - 2019. are: to know the evolution of Educational Policy in Brazil and about the Large Scale Assessment, specifically, the Permanent Assessment System of the State of Ceará (Spaece), understand the illiteracy scenario in the state of Ceará and the implementation of PAIC Integral and analyze the proficiency results obtained in Spaece-Alfa in Fortaleza in the period 2007 - 2019. For this analysis, exploratory and descriptive research types were used, through a bibliographic and documentary study and a qualitative approach. Among the results analyzed, it was possible to conclude that the Program significantly resulted in the reduction of the illiteracy rate in the state of Ceará and in the municipality of Fortaleza in the period studied (2007 - 2019), however, it was identified that in 2019 the percentage of illiterate students in the second year of Elementary School still existed.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/74043
Aparece nas coleções:GESTÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_lsales.pdf886,55 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.