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dc.contributor.advisorJucá, Paulyne Matthews-
dc.contributor.authorDamasceno, Antônio Douglas Monteiro-
dc.date.accessioned2023-08-11T17:56:25Z-
dc.date.available2023-08-11T17:56:25Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationDAMASCENO, Antonio Douglas Monteiro. Desenvolvimento de um jogo sério de alfabetização para educação de jovens e adultos. 2023. 59 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73960-
dc.description.abstractThe number of illiterates in Brazil in 2019 was 11 million people, which is equivalent to an illiteracy rate of 6.6% of the population, according to IBGE. In addition, Youth and Adult Education is formed by students of different profiles and aged from 15 to 60 or more. Youth and Adult Education EJA is a teaching modality aimed at this public, which is made up of young people and the elderly who did not have access to regular education in the correct period. Serious games as teaching tools become interesting tools to assist in the literacy process in EJA. This work aims to develop a serious game to assist in the literacy process of young people and adults. Serious games are games whose main objective is not just fun but also teaching and learning. Serious games are widely used in various arenas with healthcare, engineering and education. Serious games in literacy can help EJA, due to the increase in students’ motivation and engagement with activities that are adapted to the students’ contexts. The development of the game was focused on adapting pedagogical activities from EJA teachers’ books to the context of serious games for mobile devices. The serious game assessment was carried out with people aged 15 to 55 years who have some difficulty with reading or who have not completed basic education. The results obtained demonstrate that the use of games becomes an interesting tool in aiding literacy by promoting an increase in student motivation and engagement with game activities.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.subjectEducação de jovens e adultospt_BR
dc.titleDesenvolvimento de um jogo sério de alfabetização para Educação de Jovens e Adultospt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrO número de analfabetos no Brasil em 2019 era de 11 milhões de pessoas, o que equivale a uma taxa de analfabetismo de 6,6% da população, de acordo com IBGE. Além disso, a Educação de jovens e adultos é formada por alunos de vários perfis e com faixa etárias de 15 anos a 60 ou mais. A Educação de Jovens e Adultos EJA, é um modalidade de ensino voltada para esse público que é formado de jovens à idosos que não tiveram acesso ao ensino regular no período correto. Os jogos sérios como ferramentas de ensino tornam- se ferramentas interessantes para auxiliar no processo de alfabetização na EJA. Este trabalho tem como objetivo o desenvolvimento de jogo sério para auxiliar no processo de alfabetização de jovens e adultos. Os jogos sérios são jogos que têm como objetivo principal não apenas o divertimento mas o ensino e aprendizagem. Os jogos sérios são amplamente usados em diversas areias com saúde, engenharia e educação. Os jogos sérios na alfabetização podem auxiliar a EJA, devido o aumento da motivação e engajamento dos alunos com atividades, que são adaptadas para os contextos dos alunos. O desenvolvimento do jogo foi focado na adaptação de atividades pedagógicas do livros de professores da EJA para o contexto de jogos sérios para dispositivos móveis. A avaliação do jogo sério foi realizada com pessoas da faixa de 15 a 55 anos que possuem alguma dificuldade com leitura ou com ensino básico incompleto. Os resultados obtidos demonstram que o uso dos jogos tornam-se uma ferramenta interessante no auxílio da alfabetização por promover um aumento na motivação e engajamento dos alunos com as atividades do jogo.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC

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