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dc.contributor.authorDantas, José Alves-
dc.contributor.authorDantas, José Marilson Martins-
dc.contributor.authorSilva, César Augusto Tibúrcio-
dc.date.accessioned2014-02-25T14:47:51Z-
dc.date.available2014-02-25T14:47:51Z-
dc.date.issued2012-
dc.identifier.citationDANTAS, J. A.; DANTAS, J. M. M.; SILVA, C. A. T. O efeito de estímulos morais e éticos como resposta ao problema do risco moral: uma verificação experimental em grupos de estudantes de Ciências Contábeis. Contextus: Revista Contemporânea de Economia e Gestão, Fortaleza, v. 10, n. 2, p. 36-45, jul./dez. 2012.pt_BR
dc.identifier.issn1678-2089-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7394-
dc.description.abstractThis study aimed to determine, based on the precepts of the model basic principal-agent, if moral incentives contribute or not to reduce the likelihood of realization of moral hazard in the accounting profession, represented by any ethical deviations of its members. It tried to examine, through an experiment, if the accounting students react the moral stimulations, the reading of the “oath” provided by the graduates, with a more ethical behavior than the students who had not been submitted to this stimulus. The results, obtained in a sample of 401 students from two public universities, a private university and a university center, corroborated the assumptions of the research, rejecting the null hypothesis of that this stimulus does not influence in the pattern of responses. The findings are more robust when they are removed from the effects of the outliers. Tests performed on specific segments showed that this effect was more evident in the students of private institutions, male, aged twenty-five years and are attending a course until fourth semester.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherJosé Carlos Lázaro da Silva Filhopt_BR
dc.subjectComportamentopt_BR
dc.subjectÉticapt_BR
dc.subjectContadorespt_BR
dc.titleO efeito de estímulos morais e éticos como resposta ao problema do risco moral: uma verificação experimental em grupos de estudantes de Ciências Contábeispt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO estudo teve por objetivo verificar, considerando os preceitos do modelo básico principal-agente, se estímulos morais contribuem ou não para reduzir a probabilidade de materialização do risco moral na profissão contábil, representado pelos eventuais desvios éticos de seus integrantes. Foi examinado, por meio de experimento, se os estudantes de Ciências Contábeis reagem a estímulos morais, como a leitura do “juramento” prestado pelos formandos, apresentando um comportamento mais ético que os alunos não submetidos a esse estímulo. Os resultados, obtidos em uma amostra de 401 alunos de duas universidades federais, de uma universidade privada e de um centro universitário, corroboraram as premissas da pesquisa, rejeitando-se a hipótese nula de que esse estímulo não influencia no padrão de respostas. As conclusões ficam mais robustas quando são retirados os efeitos dos valores extremos, os outliers. Testes realizados em relação aos segmentos específicos revelaram que esse efeito foi mais evidente nos estudantes de instituições privadas, do sexo masculino, com idade superior a vinte e cinco anos e que estão cursando até o quarto semestre.pt_BR
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