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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73944
Tipo: | TCC |
Título: | Aplicação web de um sistema de identificação e mapeamento de defeitos em pavimentos com utilização de inteligência artificial |
Autor(es): | Silva, Francisco Bruno Lopes |
Orientador: | Oliveira, Marcos Antônio de |
Palavras-chave: | Aplicação web;georreferenciamento;Inteligência artificial;Defeitos de pavimento |
Data do documento: | 2023 |
Citação: | SILVA, Francisco Bruno Lopes. Aplicação web de um sistema de identificação e mapeamento de defeitos em pavimentos com utilização de inteligência artificial. 2023. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia de Software)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023. |
Resumo: | Devido à deficiência de recursos financeiros e de pessoas dos Sistemas Gestão de Pavimentos e a necessidade de avaliações periódicas das rodovias brasileiras para a realização de tomadas de decisões mais assertivas da alocação de recursos, surge a necessidade de se desenvolver ferramentas de baixo custo que auxiliem avaliação das condições reais dos pavimentos e que permitam a visualização destes dados de forma dinâmica e interativa para melhorar a sua compreensão. Diante disso, este trabalho teve como objetivo desenvolver uma aplicação web de um sistema de identificação e mapeamento de defeitos em pavimentos com utilização de inteligência artificial para o auxílio de tomadas de decisão do Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE). Para alcançar esse objetivo foi criado uma aplicação web que utilizou o georreferenciamento de defeitos de pavimento de cinco trechos de rodovias cearenses, os quais foram obtidos através de gravações dos trechos e identificados por meio de um modelo de inteligência artificial com rede neural convolucional. Os resultados da aplicação demonstraram que o Google Maps foi a API mais adequada para atender os requisitos do sistema, e que a combinação do PostgreSQL com Strapi tornou o banco de dados mais eficiente, devido a sua praticidade e confiabilidade. A abordagem de containers do tipo Docker se mostrou adequada, pois ele possui uma ferramenta capaz de viabilizar o agrupamento, dependências e configurações adicionais dos serviços em um único lugar. Para avaliar a eficiência da aplicação foram feitos análises quantitativas e qualitativas das condições dos pavimentos do trecho objeto, com isso, a utilização de uma aplicação web para visualizar dados atrelados a um modelo de inteligência artificial para identificar os defeitos no pavimento para ajudar no auxílio na tomada de decisão se mostrou bastante eficaz. |
Abstract: | Due to the lack of financial resources and personnel in Pavement Management Systems and the need for periodic evaluations of Brazilian highways for more assertive decision-making regarding resource allocation, there is a need to develop low-cost tools to assist in evaluating the actual conditions of pavements and allow for the dynamic and interactive visualization of these data to improve understanding. In this context, this work aimed to develop a web application of a system for identifying and mapping pavement defects using artificial intelligence to assist decision-making by the Court of Auditors of the State of Ceará (CAS). To achieve this goal, a web application was created that used the georeferencing of pavement defects in five sections of Ceará's highways, which were obtained through video recordings of the sections and identified by means of an artificial intelligence model using convolutional neural networks. The application's results demonstrated that Google Maps was the most suitable API to meet the system's requirements, and that the combination of PostgreSQL with Strapi made the database more efficient due to its practicality and reliability. The Docker container approach proved to be suitable, as it has a tool capable of enabling the grouping, dependencies, and additional configurations of services in one place. To evaluate the application's efficiency, quantitative and qualitative analyses of the pavement conditions of the object section were carried out. Therefore, the use of a web application to visualize data linked to an artificial intelligence model to identify pavement defects to aid in decision-making proved to be quite effective. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73944 |
Aparece nas coleções: | ENGENHARIA DE SOFTWARE - QUIXADÁ - TCC |
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