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dc.contributor.advisorAndrade, Luiz Odorico Monteiro de-
dc.contributor.authorQueiroz, Camila Albuquerque de-
dc.date.accessioned2023-08-09T12:34:32Z-
dc.date.available2023-08-09T12:34:32Z-
dc.date.issued2023-04-14-
dc.identifier.citationQUEIROZ, C. A. O uso de agente conversacional para autocuidado em pessoas com diabetes mellitus: revisão sistemática. 2023. Dissertação. 67 f. (Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73890-
dc.description.abstractThe present study aims to evaluate the state of the art on the use of conversational agent for self-care in people with Diabetes Mellitus (DM). The prostate methodology was a systematic review, in which a protocol was developed, which is an essential component in the systematic review process. The tool used to develop the protocol was Parsifal, as it adds visibility, accessibility to its analysis and avoids duplication. The RS regulation starts with the planning that contains the following steps - Population - Intervention - Comparison - Outcome (PICO), Keywords and/or synonyms. Then, the process began, which consists of - Procedures for selecting and assessing the quality of primary studies. Research collaborators from the interdisciplinary and interinstitutional area opted for electronic reference bases, with the justification for their selection due to the databases involving health and technology, the chosen ones were: Isis Web of Science, Pubmed, Scopus, Compendex. It is noteworthy that no ethical approval was required for this study. Searches in the databases resulted in 1172 articles, of which 1144 publications were withdrawn according to the inclusion criteria and 7 because they were duplicates. A total of 11 papers were selected for reading in full. SR shows that conversational agents are revolutionizing the health sector, as they are increasingly popular as remote health interventions are implemented in the form of dialogue systems focused on patients with chronic diseases. It can be said that a health service with a chatbot can respond promptly to problems that arise in everyday life, support patients/caregivers in the treatment and changes in the health status of people with DM, and also generate information/indicators for decision-making.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDiabetes Mellituspt_BR
dc.subjectRevisão Sistemáticapt_BR
dc.titleO uso de agente conversacional para autocuidado em pessoas com diabetes mellitus: revisão sistemáticapt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorViecilli, Paulo Ricardo Nazario-
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo tem o objetivo de avaliar qual o estado da arte sobre a utilização de agente conversacional para autocuidado em pessoas com Diabetes Mellitus (DM). A metodologia próstata tratou-se de uma revisão sistemática, na qual foi desenvolvido um protocolo que é o componente essencial no processo de Revisão Sistemática (RS). A ferramenta utilizada para desenvolver o protocolo foi a Parsifal, pois a mesma adiciona visibilidade, acessibilidade à sua análise e evita duplicação. O regulamento da RS inicia pelo planejamento que contém as seguintes etapas - Population - Intervention - Comparison – Outcome (PICO), Palavras-chave e/ou sinônimos. Em seguida deu-se início a condução que é composta pelos - Procedimentos de seleção e avaliação da qualidade dos estudos primários. Os colaboradores da pesquisa que da área interdisciplinar e interinstitucional optaram por bases de referências eletrônicas, havendo como a justificativa a seleção dos mesmos devido às bases de dados envolverem saúde e tecnologia, as escolhidas foram: Isis Web of Science, Pubmed, Scopus, Compendex. Vale salientar que nenhuma aprovação ética foi necessária para este estudo. As buscas nos bancos de dados resultaram em 1172 artigos, destes, 1144 publicações foram retirados segundo os critérios de inclusão e 7 por serem duplicados. No total 11 trabalhos foram selecionados para leitura na íntegra. A RS evidencia que os agentes conversacionais estão revolucionando o setor de saúde, pois estão cada vez mais populares à medida que as intervenções em saúde remotas são implementadas na forma de sistemas de diálogos com foco em pacientes com doenças crônicas. Podendo afirmar que um serviço de saúde com chatbot pode responder prontamente aos problemas que surgirem na vida cotidiana, apoiar os portadores/cuidadores no tratamento e às mudanças no estado de saúde de pessoas com DM e ainda gerar informações/indicadores para tomadas de decisões.pt_BR
dc.title.enThe use of conversational agent for self-care in people with diabetes mellitus: a systematic reviewpt_BR
Aparece nas coleções:PPGSF - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

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Dis_2023_cadequeiroz.pdfQUEIROZ, C. A. O uso de agente conversacional para autocuidado em pessoas com diabetes mellitus: revisão sistemática. 2023. Dissertação. 67 f. (Mestrado Acadêmico em Saúde da Família) - Programa de Pós-Graduação em Saúde da Família, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.1,21 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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