Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73888
Tipo: Dissertação
Título: Análise do papel do índice de imuno-inflamação sistêmica como fator de prognóstico no câncer de mama triplo negativo
Título em inglês: Analysis of the role of the systemic immuno-inflammation index as a prognostic factor in triple negative breast cancer
Autor(es): Mesquita, Camila Melo
Orientador: Chaves, Filipe Nobre
Coorientador: Carvalho, Francisco Samuel Rodrigues
Palavras-chave: Câncer de Mama;Epidemiologia;Metanálise;Revisão Sistemática
Data do documento: 29-Jun-2023
Citação: MESQUITA,C.M. Análise do papel do índice de imuno-inflamação sistêmica como fator de prognóstico no câncer de mama triplo negativo. 2023. 52 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Saúde) - Programa de Pós-Graduação em em Ciências da Saúde, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral,2023..
Resumo: O câncer de mama é a neoplasia mais incidente entre pacientes do sexo feminino, como também a primeira causa de morte em todas as regiões brasileiras, exceto a região Norte. O prognóstico desse tipo de câncer dependerá de determinados aspectos, como a classificação molecular, sendo o tipo triplo negativo a modalidade mais agressiva. Dessa forma, alguns biomarcadores têm sido utilizados como fatores para a avaliação da sobrevida global do câncer de mama, como o Ki-67, carga residual do câncer e, atualmente, as células do sistema imunológico e inflamatório do hospedeiro são consideradas “peças-chave” para a avaliação do prognóstico, como neutrófilos, linfócitos e plaquetas. É importante ressaltar que essa avaliação ocorrerá por meio do Índice de Imuno-Inflamação Sistêmica (SII) que é considerado um parâmetro hematológico abrangente. Dessa forma, a presente dissertação por um capítulo que tem como objetivo geral analisar a relação entre o índice de SII como prognóstico de pacientes com câncer de mama triplo negativo, e como objetivos específicos: 1) Realizar uma revisão sistemática com metanálise; 2) Correlacionar a Sobrevida Global (OS) e Sobrevida Livre da Doença (DFS) com SII em pacientes com câncer de mama triplo negativo; 3) Avaliar as características demográficas e clínico-patológicas. No capítulo 1, realizou-se uma revisão sistemática com metanálise registrada na base de dados PROPERO. A estratégia de busca foi realizada em seis bases de dados, incluindo a literatura cinzenta. Após a aplicação de todos os critérios de elegibilidade 03 estudos foram selecionados. Foram avaliados os desfechos de Sobrevida Global e Sobrevida Livre da Doença, sugerindo que o SII é um indicador promissor para o prognóstico de câncer de mama triplo negativo. Porém, ainda há necessidade da realização de mais estudos acerca da temática.
Abstract: Breast cancer is the most frequent neoplasm among female patients, as well as the first cause of death in all Brazilian regions, except the North region. The prognosis of this type of cancer will depend on certain aspects, such as the molecular classification, with the triple negative type being the most aggressive modality. Thus, some biomarkers have been used as factors for the assessment of overall breast cancer survival, such as Ki-67, residual cancer burden and, currently, host immune and inflammatory cells are considered “key parts ” for the evaluation of prognosis, such as neutrophils, lymphocytes and platelets. It is important to point out that this evaluation will take place through the Systemic Immuno-Inflammation Index (SII), which is considered a comprehensive hematological parameter. Thus, this dissertation comprises a chapter that has the general objective of analyzing the relationship between the IBS index as a prognosis for patients with triple negative breast cancer, and the specific objectives: 1) Carry out a systematic review with meta-analysis; 2) Correlate Overall Survival (OS) and Disease Free Survival (DFS) with IBS in patients with triple negative breast cancer; 3) Evaluate the demographic and clinical-pathological characteristics. In chapter 1, a systematic review was carried out with a meta-analysis recorded in the PROPERO database. The search strategy was performed on six databases, including the gray literature. After applying all eligibility criteria, 03 studies were selected. The outcomes of Overall Survival and Disease Free Survival were evaluated, suggesting that IBS is a promising indicator for the prognosis of triple negative breast cancer. However, there is still a need for further studies on the subject.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73888
Aparece nas coleções:PPGCS - SOBRAL - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_cmmesquita.pdfMESQUITA,C.M. Análise do papel do índice de imuno-inflamação sistêmica como fator de prognóstico no câncer de mama triplo negativo. 2023. 52 f. Dissertação ( Mestrado em Ciências da Saúde) - Programa de Pós-Graduação em em Ciências da Saúde, Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral,2023..1,13 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.