Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73855
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Economia ecológica: uma profissão do futuro a partir de uma pedagogia ecossistêmica
Título em inglês: Green economy: a profession of the future from an ecosystem pedagogy
Autor(es): Costa, Maria Inês Escobar da
Casimiro Filho, Francisco
Silva, Juliana Azevedo da
Nogueira, Josafá Melo
Moreira, Lunian Fernandes
Palavras-chave: Educação - ecologia;Economia ecológica - Ensino;Ecologia - Ensino;Ecological education;Biocentric pedagogy
Data do documento: 2023
Instituição/Editor/Publicador: Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales
Citação: COSTA, Maria Inês Escobar da; CASIMIRO FILHO, Francisco; SILVA, Juliana Azevedo da; NOGUEIRA, Josafá Melo; MOEIRA, Lunian Fernandes. Economia ecológica: uma profissão do futuro a partir de uma pedagogia ecossistêmica. Revista Contribuciones a Las Ciencias Sociales, São José dos Pinhais, v. 16, n. 7, p. 7099 - 7118, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73855. Acesso em: 07 ago. 2023.
Resumo: Este trabalho objetiva analisar o ensino da Economia Ecológica e sua capacidade de formulação de uma pedagogia própria, respondendo demandas da sociedade quanto a novos perfis profissionais. Como referência teórica, utilizou-se de trabalhos produzidos por teóricos da educação superior, das ciências sociais e os principais teóricos do campo recente da Economia Ecológica, no intuito de buscar chaves metodológicas, algumas, em uso na experiência pioneira da Universidade Federal do Ceará. A pesquisa analisou qualitativamente elementos da experiência do curso de graduação em Economia Ecológica, a sua intencionalidade pedagógica, expressa no projeto de curso, articulado com o debate sobre as finalidades da Universidade. Concluiu-se que a construção de uma pedagogia própria, ecossistêmica, em uma perspectiva biocêntrica, necessita de um percurso histórico que contenha elaboração teórica e prática dos sujeitos envolvidos, a recente proposição de um bacharel em Economia Ecológica aponta para um horizonte de sociedadessustentáveis, a partir de princípios de justiça ambiental e da economia ecológica. Assim, refletido das demandas sócio ambientais atuais, este novo profissional tem um campo de possibilidades de atuação no setor público e privado
Abstract: This work aims to analyze the teaching of the Ecological Economy and its capacity to formulate a pedagogy of its own, responding to demands of society regardingnew professional profiles. As a theoretical reference, it used works produced by theorists of higher education, social sciences and the main theorists of the recent field of Ecological Economy, in order to search for methodological keys, some of them, in use in the pioneering experience of the Federal University of Ceará. The research qualitatively analyzed elements of the undergraduate course experience in Ecological Economics, its pedagogical intent, expressed in the course project, linked to the debate on the University's purposes. It was concluded that the construction of an own pedagogy, ecosystem, in a biocentric perspective, needs a historical path that contains theoretical and practical elaboration of the subjects involved, the recent proposition ofa bachelor in Ecological Economy points to a horizon of sustainable societies, starting from principles of environmental justice and ecological economy. Thus, reflected in the current socio-environmental demands, this new professional has a field of possibilities of acting in the public and private sectors.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73855
ISSN: 1988-7833
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_art_miecosta.pdf311,26 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.