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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Variação linguística em materiais didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE)
Título em inglês: Language variaton in portuguese foreign language teaching materials
Autor(es): Coan, Márluce
Araújo, Alexandra Maria de Castro e Santos
Palavras-chave: Variação;Materiais didáticos;Português Língua Estrangeira;Variation;Teaching materials;Portuguese as a foreign language
Data do documento: 2023
Citação: COAN, Márluce; ARAÚJO, Alexandra Maria de Castro e Santos. Variação linguística em materiais didáticos de Português Língua Estrangeira (PLE). Calidoscópio, São Leopoldo, v. 21, n. 2, p. 340-360, maio-ago. 2023.
Resumo: Neste artigo, analisamos atividades referentes à variação na codificação do sistema temporal (tempo/aspecto/modo) em dois cadernos de exercícios da coleção Bem-Vindo (Calles et al; Burim e Medrado, 2013). Das 23 questões sobre tempo/aspecto/modo do caderno para estudantes de origem latina, somente 04 dão margem a considerações sobre variação; já no caderno destinado aos estudantes de origem anglo--saxônica, há 07 atividades propícias ao tratamento da variação das 39 observadas. Do caderno destinado aos estudantes de origem latina, somente uma questão se volta estritamente à variação em perspectiva clássica (na acepção de mesmo significado referencial): variação entre imperativo versus infinitivo em atos de comando. Das outras três, embora valores temporais igualitários estejam em cena, há divergências aspectuais e/ou modais. No caderno para alunos de origem anglo-saxônica, há questões sobre forma simples versus composta do pretérito mais-que-perfeito; perfeito e imperfeito; presente do indicativo e futuro do pretérito; pretérito perfeito composto e presente do indicativo; formas de imperativo em função dos pronomes (tu x você); ser/estar auxiliares e particípio passado. Essas tendências de tratamento variacionista apontadas podem fomentar a elaboração de outros materiais didáticos, o que implicaria consonância com o que a literatura linguística tem evidenciado em descrições sobre fenômenos em variação.
Abstract: In this article, we analyse activities related to variation in the coding of the temporal system (tense/ aspect/ mode) in two workbooks of the Bem-Vindo collection (Calles et al; Burim and Medrado, 2013). 23 questions about tense/aspect/mode we reapplied of the workbook for students of Latin origin, and only 04 considerations on the variation; in the workbook aimed at students of Anglo-Saxon origin, there are 07 activities suitable for dealing with variations of the 39 observed. From the workbook intended for students of Latin origin, only one question is strictly related to the variation in classical perspective (in the sense of the same referential meaning): variation between imperative versus infinitive in acts of command. Concerning the other three, although equal temporal values are in the scene, there are aspectual and/or modal divergences. In the workbook for students of Anglo-Saxon origin, there are questions about simple versus composite form of the pluperfect past tense; perfect and imperfect; present tense and future of the past; perfect past composite and present tense; imperative forms depending on the pronouns (tu x você); to be auxiliaries and past participle. These variations treatment pointed out can encourage the development of other teaching materials, which would imply agreement with what the linguistic literature has shown in descriptions of phenomena in variation.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73840
ISSN: 2177-6202
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DLV - Artigos publicados em revistas científicas

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