Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73811
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorChaves, Italo Teixeira-
dc.contributor.authorLima, Juliana de Sousa-
dc.contributor.authorMartins, Lyvia Ravena de Sousa-
dc.contributor.authorSantos, Cainã Maria Viana dos-
dc.contributor.authorSantos, Francisco Edvander Pires-
dc.date.accessioned2023-08-02T22:47:29Z-
dc.date.available2023-08-02T22:47:29Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCHAVES, Italo Teixeira; LIMA, Juliana de Sousa; MARTINS, Lyvia Ravena de Sousa; SANTOS, Cainã Maria Viana dos. SANTOS, Francisco Edvander Pires. Estágio supervisionado em período pandêmico: experiências e aprendizados em uma biblioteca universitária. Revista Bibliomar, São Luís, v. 22, n. 1, p. 161-180, jan./jun. 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73811-
dc.descriptionUma primeira versão deste trabalho foi apresentada no 29º Congresso Brasileiro de Biblioteconomia e Documentação na modalidade resumo expandido.pt_BR
dc.description.abstractThe present study aims to describe the supervised internship activities developed and their adaptations to the context of the pandemic, highlighting formative, technological and management aspects that complement the academic and professional training of Bachelor's degree students in Librarianship. Methodologically, it is based on a descriptive research, with a qualitative approach, using a bibliographical research and a field study at the Human Sciences Library of the Federal University of Ceará (BCH/UFC), where the internship took place. It results in the presentation of the activities carried out remotely during the period when the university libraries were closed,based on the definition of four categories of analysis for the experience report: Assistance to people with disabilities; Virtual reference, standardization and publishing services; Descriptive and thematic representation of information in MARC 21; and Institutional Repository. It highlights the main challenges as well as the potential and skills that led to student protagonism in the pandemic period. Finally, it concludes that the supervised internship was configured as a possible way to consolidate undergraduate learning, given the development of practical activities with editing material in an accessible format, remote assistance and technical processing of information.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherRevista Bibliomarpt_BR
dc.rightsAcesso Aberto-
dc.subjectEstágio supervisionadopt_BR
dc.subjectEstágio curricularpt_BR
dc.subjectTrabalho remotopt_BR
dc.subjectBiblioteca universitáriapt_BR
dc.subjectPandemiapt_BR
dc.subjectCovid-19pt_BR
dc.titleEstágio supervisionado em período pandêmico: experiências e aprendizados em uma biblioteca universitáriapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrO presente estudo objetiva descrever as atividades de estágio supervisionado desenvolvidas e suas adaptações ao contexto da pandemia, ressaltando aspectos formativos, tecnológicos e de gestão que complementam a formação acadêmica e profissional dos estudantes de bacharelado em Biblioteconomia. Metodologicamente, fundamenta-se em umapesquisa de natureza descritiva, com abordagem qualitativa, tendo como técnica uma pesquisa bibliográfica e um estudo de campo na Biblioteca de Ciências Humanas da Universidade Federal do Ceará (BCH/UFC), local onde ocorreu o estágio. Tem como resultado a apresentação das atividades desenvolvidas remotamente no período de fechamento das bibliotecas universitárias, com base na definição de quatro categorias de análise para o relato de experiência: Atendimento a pessoas com deficiência; Serviços de referência virtual, normalização e editoração; Representação descritiva e temática da informação em MARC 21; e Repositório Institucional. Evidencia os principais desafios bem como as potencialidades e habilidades que levaram ao protagonismo discente no período pandêmico. Por fim, conclui que o estágio supervisionado se configurou como uma forma possível para a consolidação do aprendizado na graduação, haja vista o desenvolvimento de atividades práticas com edição de material em formato acessível, atendimento remoto e processamento técnico da informação.pt_BR
Aparece nas coleções:BU - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_art_itchaves_et_al.pdf324,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.