Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73779
Tipo: Dissertação
Título: Análise econômica da viabilidade de variados tamanhos de minifábricas processadoras de castanha de caju no estado do Ceará
Autor(es): Dourado, Edna Marta Castelo Branco
Orientador: Silva, Lúcia Maria Ramos
Palavras-chave: Castanha-de-caju - Beneficiamento;Castanha-de-caju - Indústria;Castanha-de-caju - Qualidade
Data do documento: 1999
Citação: DOURADO, Edna Marta Castelo Branco. Análise econômica da viabilidade de variados tamanhos de minifábricas processadoras de castanha de caju no estado do Ceará. 1999. 105 f. Dissertação (Mestrado em Economia Rural) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 1999. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73779. Acesso em: 31 jul. 2023.
Resumo: O Ceará possui o maior parque industrial de processamento de castanha de caju do Brasil, com 90% da capacidade de beneficiamento que é, em geral, realizado através de processos tradicionais. Nos últimos tempos, o Estado do Ceará tem incentivado a implantação de minifábricas de beneficiamento de castanha. O argumento é que elas podem elevar o nível da qualidade do produto, permitindo maior competição no mercado externo e interno, bem como o aumento no aproveitamento de matéria-prima. Podem também incrementar a renda do pequeno e médio produtor, pois agregam valor ao produto, reduzem a perda, diminuem a intermediação da matéria-prima, facilitam o transporte do produto e contribuem para reduzir o êxodo rural. Este estudo objetivou determinar a viabilidade econômica de variados tamanhos de minifábrica de processamento de castanhas de caju no Estado. Para esta análise, foram escolhidos 5 tamanhos de minifábrica com capacidade de processar 2/5; 550; 826; 1.100 e 1.376kg/dia de matéria-prima. No alcance dos objetivos, utilizou-se análise tabular e descritiva dos dados; análise de investimento através dos indicadores: Relação Beneficio/Custo, Valor Presente Liquido e Taxa Interna de Retorno, e fez-se análise de sensibilidade dos dados básicos, ou seja, dos indicadores, frente a variações em fatores exógenos. Os resultados indicaram a existência de economias de escala e apontaram o tamanho com capacidade de 1.100kg/dia como o mais eficiente entre os demais, apresentando maior rentabilidade econômica ao longo do horizonte de análise. Concluiu-se que, apesar da seleção do tamanho mais eficiente, se faz necessário delinear melhor os equipamentos componentes das unidades processadoras, em razão do percentual de ociosidade verificado na utilização dessa maquinaria e de seus acessórios. Conclui-se também que é estável a rentabilidade dos investimentos nas unidades analisadas, com exceção do menor e maior tamanho que se mostraram mais sensíveis as variações simuladas nos fluxos de custos e receitas. Como remate, tem-se que as minifábricas, além de proporcionarem maior qualidade para o produto processado, são importantes fontes geradoras de emprego e renda.
Descrição: Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73779
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEA - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_dis_emcbdourado.pdf16,99 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.