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dc.contributor.advisorJucá, Paulyne Matthews-
dc.contributor.authorVenâncio, Marcos Vinícius de Lima-
dc.date.accessioned2023-07-25T16:40:11Z-
dc.date.available2023-07-25T16:40:11Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationVENÂNCIO, Marcos Vinícius de Lima. Desempenho do Design Orientado a Dados com Unity DOTS. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73708-
dc.description.abstractThe efficiency is an eternal quest in the world of software development, particularly in extreme scenarios such as games. Data-Oriented Design (DOD) has emerged as an alternative approach to the well-established Object-Oriented Design (OOD), providing better paths to achieve highperformance results. This work aims to compare the performance of these two approaches using Unity DOTS, which is a series of packages added to the Unity engine that enables game programming using Data-Oriented Design. Two versions of an experimental game were created, one using OOD and the other using DOD, and were subsequently subjected to tests on three PCs with varying hardware configurations. The results showed a significant performance gain with the DOD approach. However, in scenarios where the PC experiences a GPU bottleneck, the gain is limited to improved hardware utilization and does not impact the FPS (frames per second), as the frame generation is delayed by the GPU rather than CPU workload.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectDesenvolvimento de Jogospt_BR
dc.subjectDesign Orientado a Dadospt_BR
dc.subjectDesign Orientado a Objetospt_BR
dc.subjectUnity DOTSpt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.titleDesempenho do Design Orientado a Dados com Unity DOTSpt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA eficiência é uma busca eterna no mundo do desenvolvimento de software, principalmente em cenários extremos como o de jogos. O Design Orientado a Dados (DOD) surge como uma abordagem alternativa ao já consolidado Design Orientado a Objetos (DOO), provendo melhores caminhos para alcançar resultados de alto desempenho. Este trabalho busca comparar o desempenho dessas duas abordagens usando o Unity DOTS, que é uma série de pacotes adicionados à engine Unity que disponibilizam meios de programar jogos usando o Design Orientado a Dados. Um experimento-jogo foi criado tanto na versão DOD quanto na DOO e então submetido a vários testes em três PCs de configurações diferentes. Os resultados mostraram um ganho expressivo na abordagem DOD, entretanto em cenários onde o PC possui um gargalo na GPU, o ganho cobriu somente a eficiência de uso do hardware, não tendo impacto nos FPS (quadros por segundo), uma vez que o fluxo para a geração do frame é atrasado pela GPU, e não pela carga de trabalho na CPU.pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias

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