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http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | Jucá, Paulyne Matthews | - |
dc.contributor.author | Venâncio, Marcos Vinícius de Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T16:40:11Z | - |
dc.date.available | 2023-07-25T16:40:11Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | VENÂNCIO, Marcos Vinícius de Lima. Desempenho do Design Orientado a Dados com Unity DOTS. 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciência da Computação)-Universidade Federal do Ceará, Campus de Quixadá, Quixadá, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73708 | - |
dc.description.abstract | The efficiency is an eternal quest in the world of software development, particularly in extreme scenarios such as games. Data-Oriented Design (DOD) has emerged as an alternative approach to the well-established Object-Oriented Design (OOD), providing better paths to achieve highperformance results. This work aims to compare the performance of these two approaches using Unity DOTS, which is a series of packages added to the Unity engine that enables game programming using Data-Oriented Design. Two versions of an experimental game were created, one using OOD and the other using DOD, and were subsequently subjected to tests on three PCs with varying hardware configurations. The results showed a significant performance gain with the DOD approach. However, in scenarios where the PC experiences a GPU bottleneck, the gain is limited to improved hardware utilization and does not impact the FPS (frames per second), as the frame generation is delayed by the GPU rather than CPU workload. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Desenvolvimento de Jogos | pt_BR |
dc.subject | Design Orientado a Dados | pt_BR |
dc.subject | Design Orientado a Objetos | pt_BR |
dc.subject | Unity DOTS | pt_BR |
dc.subject | Desempenho | pt_BR |
dc.title | Desempenho do Design Orientado a Dados com Unity DOTS | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | A eficiência é uma busca eterna no mundo do desenvolvimento de software, principalmente em cenários extremos como o de jogos. O Design Orientado a Dados (DOD) surge como uma abordagem alternativa ao já consolidado Design Orientado a Objetos (DOO), provendo melhores caminhos para alcançar resultados de alto desempenho. Este trabalho busca comparar o desempenho dessas duas abordagens usando o Unity DOTS, que é uma série de pacotes adicionados à engine Unity que disponibilizam meios de programar jogos usando o Design Orientado a Dados. Um experimento-jogo foi criado tanto na versão DOD quanto na DOO e então submetido a vários testes em três PCs de configurações diferentes. Os resultados mostraram um ganho expressivo na abordagem DOD, entretanto em cenários onde o PC possui um gargalo na GPU, o ganho cobriu somente a eficiência de uso do hardware, não tendo impacto nos FPS (quadros por segundo), uma vez que o fluxo para a geração do frame é atrasado pela GPU, e não pela carga de trabalho na CPU. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO-QUIXADÁ - Monografias |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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