Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73685
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Silva, José Roberto Feitosa | - |
dc.contributor.author | Torres, Jonathas Freitas | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-25T11:35:23Z | - |
dc.date.available | 2023-07-25T11:35:23Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | TORRES, Jonathas Freitas. Da indagação ao gibi: a produção de uma história em quadrinhos influenciada pelas percepções do pensamento científico de alunos do Ensino Fundamental. 2023. 72 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73685 | - |
dc.description.abstract | The didactic labs are crucial for science teaching, allowing students to solve problems and form hypotheses. However, the potential of these labs is often lost because of teachers’ focus on finding a correct answer. This leads the students to an automatic experience, limiting their autonomy and problem-solving capacity, which demonstrates a lack in the use of Scientific Thinking. The use of comic books as a playful learning tool becomes an alternative that could help the students to develop scientific problem-solving skills at lab practices. Considering this scenario, a comic book was designed approaching the Scientific Thinking by using scientific concepts in their daily lives owing to overcome students’ practice class difficulties. This research is a qualitative approach, in which data sources were observation and logbooks, with the author’s experience reports produced during his volunteer work at Maria do Socorro Alves Carneiro Elementary School in Fortaleza, Ceará-Brazil. Based on these notes, a comic book was produced using the student’s ideas and perceptions about the Scientific Thinking. This book aim to be educational and accessible, allowing the readers to identify to the characters and the place where the story happens. Its easy and fluid reading leads to learning through the students’ reality. Adding to that, it is expected that this comic evolve into a printed published copies that can be distributed to public libraries, becoming available to students beyond the university campus. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Arte no Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Produção de quadrinhos | pt_BR |
dc.subject | Arte educação | pt_BR |
dc.title | Da indagação ao gibi: a produção de uma história em quadrinhos influenciada pelas percepções do pensamento científico de alunos do Ensino Fundamental | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | Os laboratórios didáticos são essenciais no Ensino de Ciências, permitindo que os alunos resolvam problemas e elaborem hipóteses. No entanto, seu potencial é perdido muitas vezes devido ao enfoque do professor em buscar uma resposta correta, fazendo com que o aluno vivencie esse momento de forma automática, limitando sua autonomia e resolução das problemáticas, demonstrando uma carência no uso de pensamento científico. A utilização de histórias em quadrinhos como ferramenta lúdica se torna uma alternativa que pode ajudar os jovens a desenvolverem competências científicas para resolução de problemas nas práticas laboratoriais. Diante desse cenário, foi produzida uma história em quadrinhos abordando o pensamento científico, utilizando concepções científicas do cotidiano dos alunos e visando superar as dificuldades nas aulas práticas. A pesquisa é uma abordagem qualitativa na qual, as fontes de dados foram observações e diários de bordos, com relatos de experiências do autor vividas durante o voluntariado em práticas laboratoriais na Escola Municipal de Tempo Integral Maria do Socorro Alves Carneiro, em Fortaleza, Ceará, Brasil. Através dessas anotações, foi produzida uma história em quadrinhos utilizando as percepções e ideias de conceitos do pensamento científico dos estudantes. A obra buscou ser educativa e acessível, permitindo que os leitores se identifiquem com as personagens e o cenário onde se passa a história, além que sua leitura seja simples e fluída, desencadeando o aprendizado através da realidade do estudante. Somando-se a isso, espera-se que a obra progrida tendo uma publicação física e distribuição em bibliotecas, sendo disponível aos jovens além dos muros universitários. | pt_BR |
dc.title.en | From the question to the comic: the production of a comic book influenced by the perceptions of the scientific thinking of Elementary School students. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_jftorres.pdf | 6,88 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.