Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73670
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSilva Júnior, Ivanildo José da-
dc.contributor.authorAlves, Mariana Ferreira Ventura-
dc.date.accessioned2023-07-24T14:59:58Z-
dc.date.available2023-07-24T14:59:58Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationALVES, Mariana Ferreira Ventura. Ferramenta BI para análise de soft skills no curso de Engenharia Química dentro do contexto da indústria 4.0. 2023. 67 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Engenharia Química) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73670-
dc.description.abstractAn industrial revolution consists of a period of great technological development. The initial development occurred during the 18th century with the development of the steam engine, which primarily benefited the textile industry, also modifying work relationships. During the latter half of the 19th century, the second industrial revolution emerged. Iron, coal, and steam power gave way to steel, electricity, and oil, and great advances in the means of production allowed work to be automated and new industries to emerge. It was followed by the third industrial revolution, in the 20th century, when significant advances in the areas of telecommunications and information technology appeared, requiring a more qualified workforce to deal with the new production systems and the new technologies developed. Now, in the 21st century, the world is experiencing the fourth industrial revolution. In this context, technologies for automation and data exchange are developed using concepts of cyber-physical systems, Internet of things, and cloud computing, allowing for machines to execute more efficiently tasks previously carried out by humans. Thus, the dynamics of the work systems and the profile of the professional that the market demands have changed, making changes necessary in several systems, including higher education, focusing on ensuring that the skills currently demanded by the market are actually developed. In order to assist in this process, the present work aims to develop a tool to monitor the behavioral performance of students of the chemical engineering course at the Federal University of Ceará. The tool was developed based on the curricular guidelines and the pedagogical project of the course, through qualitative research and the use of the Looker Studio tool, the construction of the analysis tool was carried out. In addition, a methodology proposal for its implementation was elaborated.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectIndústria 4.0pt_BR
dc.subjectSoft Skillspt_BR
dc.subjectDiretrizes Curriculares Nacionaispt_BR
dc.subjectBusiness Intelligencept_BR
dc.titleFerramenta BI para análise de soft skills no curso de Engenharia Química dentro do contexto da indústria 4.0pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrUma revolução industrial consiste em um período de grande desenvolvimento tecnológico. A primeira ocorreu no século XVIII com a invenção da máquina a vapor, contribuindo principalmente para a indústria têxtil além de modificar as relações de trabalho. Na segunda metade do século XIX surge a segunda revolução industrial. Ferro, carvão e energia a vapor deram lugar ao aço, eletricidade e petróleo, de modo que os avanços nos meios de produção permitiram a automatização do trabalho e o surgimento de novas indústrias. Seguiu-se a terceira revolução industrial, no século XX, quando ocorreram avanços consideráveis nas áreas de telecomunicações e informática, tornando necessária uma mão de obra mais qualificada para lidar com os novos sistemas produtivos e as novas tecnologias desenvolvidas. Agora, no século XXI, o mundo vivencia a quarta revolução industrial. Nesse contexto, são desenvolvidas tecnologias para automação e troca de dados, com utilização de conceitos de sistemas ciber-físicos, internet das coisas e computação em nuvem, permitindo que máquinas executem de maneira mais eficiente tarefas que antes eram realizadas por humanos. Assim, a dinâmica dos sistemas de trabalho e o perfil do profissional que o mercado demanda mudaram, tornando necessárias modificações em diversos sistemas, inclusive na educação de nível superior. Principalmente, tendo em vista garantir que as habilidades demandadas pelo mercado atualmente sejam de fato desenvolvidas. De forma a auxiliar nesse processo, o presente trabalho tem como objetivo desenvolver uma ferramenta para acompanhamento do desempenho comportamental de estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal do Ceará. A ferramenta foi desenvolvida com base nas diretrizes curriculares e no projeto pedagógico do curso, por meio de pesquisa qualitativa e da utilização da ferramenta Looker Studio foi realizada a construção da ferramenta de análise. Além disso, foi elaborada uma proposta de metodologia para implementação da mesma.pt_BR
Aparece nas coleções:ENGENHARIA QUÍMICA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_mfvalves.pdf1,5 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.