Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73667
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Thiago Henrique Gonçalves | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-24T13:41:44Z | - |
dc.date.available | 2023-07-24T13:41:44Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | ALVES, Thiago Henrique Gonçalves. O tempo e o espaço em Andarilho de Cao Guimarães. Temática, [s. l.], v. 19, n. 7, p. 60-76, jul. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1807-8931 | - |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73667 | - |
dc.description.abstract | This paper aims to work with time-space concepts in Cao Guimarães’ contemporary cinematographic narrative. Our object of study is the movie Andarilho (2007) and how the definitions we propose behave in it. We used film analysis as a method, especially the sequences, seeing aspects such as framing (spatial clipping) and montage (time clipping). For the theoretical body, we have texts by Deleuze (2018), Burch (1973), in addition to Lins; Mesquita (2008), and Consuelo Lins (2019). In the end, we wove a reflection on the use of the film’s images, having as a starting point the time-space relations and the flow of sensory narratives. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal da Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Tempo-espaço | pt_BR |
dc.subject | Cao Guimarães | pt_BR |
dc.subject | Cinema contemporâneo | pt_BR |
dc.subject | Narrativa sensorial | pt_BR |
dc.subject | Imagem | pt_BR |
dc.title | O tempo e o espaço em Andarilho de Cao Guimarães | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente ensaio visa trabalhar com conceitos de tempo-espaço na narrativa cinematográfica contemporânea de Cao Guimarães. Nosso objeto de estudo é o filme Andarilho (2007) e como as definições que propomos se comportam nele. Utilizamos como método a análise fílmica, sobretudo as sequências, observando aspectos como o enquadramento (recorte espacial) e a montagem (recorte temporal). Para o corpo teórico, contamos com textos de Deleuze (2018), Burch (1973), além de Lins; Mesquita (2008), e Consuelo Lins (2019). Ao final, tecemos uma reflexão sobre o uso das imagens do filme tendo como ponto de partida as relações tempo-espaço e o fluxo das narrativas sensoriais. | pt_BR |
dc.title.en | Time and space in Andarilho de Cao Guimarães | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGCOM - Artigos publicados em revistas científicas |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_art_thgalves2.pdf | 329,43 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.