Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73610
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBandeira, Mary Anne Medeiros-
dc.contributor.authorFerreira, Yasmim Brandão-
dc.date.accessioned2023-07-19T14:55:54Z-
dc.date.available2023-07-19T14:55:54Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationFERREIRA, Yasmim Brandão. Plantas medicinais: uma sondagem sobre a percepção de alunos de uma escola de Ensino Médio em Caucaia/CE. 2023. 46 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73610-
dc.description.abstractOver the years, the school curriculum of Basic Education High School students, with regard to the discipline of Biology, incorporates themes from the Classification of living beings, cytology, reproduction, genetics to the teaching of Botany and Zoology. Botany, characterized as the study of morphological characteristics with a focus on their structures, shapes and functionality, is one of the subjects of extreme importance since it adds value to the various industrial sectors dispersed in our society, for the survival of species and for the daily life of population. Given this fact, its educational value and need for study is undeniable since students often do not like the subject, do not have background on the subject or do not have a legitimate interest in learning. From this perspective, the objective of this work is to identify the perception of students from a public school about what medicinal plants are, the most used ones and the reason for their use. This is an ethnobotany study, in which a descriptive research of knowledge, perception and teaching about the study of biology with regard to medicinal plants was carried out. The research was carried out with students in the 2nd year of high school at a state school in the municipality of Caucaia, Ceará. A questionnaire containing 14 questions was applied, where the students had 40 minutes to answer it, without the help of the internet. Descriptive statistics of the data were performed, as well as content analysis. It could be observed that 66% of the students had satisfactory knowledge about the concept of medicinal plants, where females had greater knowledge; 41% of students grow medicinal plants at home; half of the students considered that all parts of the plant should be used in the preparation of medicinal teas. Grandmothers were the people who taught the most about the use of medicinal plants. A total of 15 medicinal plants were reported, where the most used were: chamomile, boldo, lemon balm and fennel. The main reasons cited for the use of medicinal herbs were: soothing, to treat sore throat and for pain in the body, belly and stomach. The study shows the importance of the female role in passing on knowledge about medicinal plants (cultural transmission) and in caring for the family's health. The number of students who know what medicinal plants are and are interested in the subject is worrying and it is feared that over the years it will disappear. Teaching about medicinal plants urgently needs to be reinforced in the school curriculum, with a view to forming citizens who know how to take care of their health in a way that is less dependent on the pharmaceutical industry.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEtnobotânicapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectPlantas medicinaispt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.titlePlantas medicinais: uma sondagem sobre a percepção de alunos de uma escola de Ensino Médio em Caucaia/CE.pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo dos anos, o currículo escolar dos alunos de Ensino Médio da Educação Básica, no que tange a disciplina de Biologia, incorpora temas desde a Classificação dos seres vivos, citologia, reprodução, genética até o ensino de Botânica e Zoologia. A Botânica, caracterizada como o estudo das características morfológicas com foco em suas estruturas, formas e funcionalidades é um dos assuntos de extrema importância uma vez que agrega valor aos diversos setores industriais dispersos em nossa sociedade, para a sobrevivência das espécies e para o cotidiano da população. Diante desse fato, é inegável seu valor educacional e necessidade de estudo uma vez que muitas vezes os alunos não gostam do tema, não possuem bagagem sobre o assunto ou não possuem um interesse legítimo no aprendizado. Sob essa perspectiva, o objetivo do presente trabalho é identificar a percepção dos alunos de uma escola pública sobre o que são plantas medicinais, as mais utilizadas e o motivo do seu uso. Trata-se de um estudo de etnobotânica, no qual foi realizada uma pesquisa descritiva do conhecimento, percepção e ensino a cerca do estudo de biologia no que tange às plantas medicinais. A pesquisa foi realizada com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola estadual do município de Caucaia, Ceará. Foi aplicado um questionário contendo 14 perguntas, onde os estudantes tiveram 40 minutos para respondê-lo, sem auxílio da internet. Foi realizada estatística descritiva dos dados, assim como análise de conteúdo. Pôde-se observar que 66% dos alunos apresentaram conhecimento satisfatório sobre o conceito de plantas medicinais, onde o sexo feminino apresentou maior conhecimento; 41% dos alunos cultivam em casa plantas medicinais; metade dos alunos considerou que todas as partes da planta deveriam ser utilizadas no preparo de chás medicinais. As avós foram as pessoas que mais ensinaram sobre o uso de plantas medicinais. Um total de 15 plantas medicinais foram relatadas, onde as mais utilizadas foram: camomila, boldo, cidreira e erva doce. Os principais motivos citados para utilização das ervas medicinais foram: calmante, para tratar garganta inflamada e para dores no corpo, na barriga e no estômago. O estudo mostra a importância do papel feminino no repasse do conhecimento sobre plantas medicinais (transmissão cultural) e no cuidado da saúde da família. O quantitativo de alunos que sabem o que são plantas medicinais e se interessam pelo tema é preocupante e teme-se que com o passar dos anos venha a desaparecer. O ensino sobre plantas medicinais precisa ser urgentemente reforçado no currículo escolar, com vistas a formar cidadãos que saibam cuidar de sua saúde de uma forma menos dependente da indústria farmacêutica.pt_BR
dc.title.enMedicinal plants: a survey on the perception of students at a high school in Caucaia/CEpt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - BACHARELADO - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_yfbrandao.pdf874,91 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.