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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMota, Erika Freitas-
dc.contributor.authorGomes, Matheus Honorato do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-07-19T13:08:57Z-
dc.date.available2023-07-19T13:08:57Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationGOMES, Matheus Honorato do Nascimento. Disciplinas eletivas no ensino médio: o que pensam os professores? 2023. 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73597-
dc.description.abstractOver the past few decades, education in Brazil has undergone several transformations that directly impact the way content is taught to students. These changes are a reflection of the underlying political context and largely mirror the characteristics of the times in which they occur. The Law of Guidelines and Bases of Education (LDB) of 1961, the country's main educational law, granted greater autonomy to state agencies and established the creation of State and Federal Education Councils. Its text underwent several changes according to the political interests of the time. In 1996, the LDB text was reformulated with the principle of guaranteeing universal right to education and subsequently underwent various modifications to align teaching with social practices, including inclusions, exclusions, and other alterations. This present work aims to explore elective subjects, which were added by Law No. 13,415/2017, which modified the LDB, making it more flexible and diversified, with a basic general education and a diversified education with formative routes. This change has altered the dynamics of the school environment by introducing a more comprehensive curriculum aimed at contextualizing the knowledge imparted to students. The objective of this work is to identify the challenges faced by biology teachers in public high schools in Ceará regarding the implementation of elective subjects, which are part of the formative route. To this end, qualitative research was conducted using an online electronic form and content analysis methodology to examine the collected data. Based on the responses, it is concluded that, for the teachers, the challenges of teaching elective subjects in general were related to planning time and the limitation of resources provided by institutional support.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.subjectLei de Diretrizes e Basespt_BR
dc.subjectDisciplinas eletivaspt_BR
dc.titleDisciplinas eletivas no ensino médio: o que pensam os professores?pt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrAo longo das últimas décadas, a educação no Brasil tem passado por diversas transformações que impactam diretamente o modo como o conteúdo é ensinado aos alunos. Essas alterações são reflexo da conjuntura política subjacente e refletem, em grande parte, as características da época em que ocorrem. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) de 1961, a principal lei educacional do país, concedeu maior autonomia aos órgãos estaduais e estabeleceu a criação de Conselhos Estaduais e Federais de Educação. Seu texto foi alvo de diversas mudanças de acordo com os interesses políticos da época. Em 1996, o texto da LDB foi reformulado com o princípio de garantir o direito universal à educação e, posteriormente, passou por várias modificações para adequar o ensino às práticas sociais, como inclusões, exclusões e outras alterações. O presente trabalho visa explorar as disciplinas eletivas, que foram adicionadas pela Lei nº 13.415/2017, que modificou a LDB, tornando-a mais flexível e diversificada, possuindo uma formação geral básica e outra formação diversificada, com itinerários formativos. Essa alteração mudou a dinâmica do ambiente escolar ao introduzir um currículo mais abrangente com o objetivo de contextualizar o conhecimento transmitido aos alunos. Este trabalho tem como objetivo identificar os desafios encontrados pelos professores de biologia de escolas públicas de nível médio do Ceará referente à realização de disciplinas eletivas, que estão presentes dentro do itinerário formativo. Para tal fim, realizou-se uma pesquisa qualitativa utilizando um formulário eletrônico on-line e a metodologia de análise de conteúdo para examinar os dados coletados. A partir das respostas, conclui-se que para os professores, os desafios de ministrar disciplinas eletivas em geral foram referentes ao tempo de planejamento e limitação de recursos disponibilizados pelo suporte institucional.pt_BR
dc.title.enElective subjects in high school: what do teachers think?pt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

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