Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73577
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMendes, Márcio-
dc.contributor.authorSantos Filho, Antonio Maurisso dos-
dc.date.accessioned2023-07-18T11:45:42Z-
dc.date.available2023-07-18T11:45:42Z-
dc.date.issued2023-07-
dc.identifier.citationSANTOS FILHO, Antonio Maurisso dos. Abordagem da Paleontologia a partir da BNCC e das percepções de professores de Ciências e Biologia. 2023. 57 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73577-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.description.abstractPaleontology is a science that plays an important role not only by dealing with phenomena that happened throughout Earth's history, but also by seeking to know the history of life and its evolution, for example. However, its insertion in basic education is still little explored and very scarce since only few teachers have experience with Paleontology. Thus, knowing the teachers’ perceptions and the challenges they face regarding their approach to Paleontology becomes important to open discussions that can enable strategies to insert this theme appropriately in the reality of these professionals. Therefore, the objective of this work was to understand and discuss how the approach of contents related to Paleontology by science and biology teachers occurs, through their perceptions and difficulties. This investigation had a qualitative approach, using an electronic questionnaire sent via e-mail as a tool for analysis, with the participation of five teachers from the basic education network in the state of Ceará. As a result of the research, it was found that teachers have a coherent perspective about what Paleontology is and that they consider it an important subject to be taught in basic education; they have different methodological ways of approaching the subject, but always within their realities. However, the teachers believe that they could seek pedagogical innovations that would facilitate the teaching-learning process of Paleontology: they recognize that the current educational curriculum acts as a guiding document but is far from the real approach in the classroom. All of the teachers also have difficulty introducing Paleontology in their classes and believe that there are different approaches to this subject in distinct levels of education. Finally, it is concluded that better approaches, supported by liberating education and teachers, become indispensable to overcome the lack of Paleontology teaching through alternative methodologies.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectPaleontologiapt_BR
dc.subjectEnsino-aprendizagempt_BR
dc.subjectProfessorespt_BR
dc.subjectCiênciaspt_BR
dc.subjectMetodologias alternativaspt_BR
dc.titleAbordagem da Paleontologia a partir da BNCC e das percepções de professores de Ciências e Biologiapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Paleontologia é uma ciência que desempenha significado importante por tratar de fenômenos que aconteceram ao decorrer da história da Terra como também buscar conhecer a história da vida e sua evolução. No entanto, sua inserção na educação básica ainda é pouco explorada e muito escassa uma vez que poucos professores têm experiência com a Paleontologia. Dessa forma, conhecer as percepções e desafios dos professores com relação a sua abordagem da Paleontologia torna-se importante para abrir discussões que possam possibilitar em estratégias para inserir essa temática de forma apropriada na realidade desses profissionais. Portanto, o objetivo desse trabalho foi compreender e discutir como ocorre a abordagem de conteúdos relacionados à Paleontologia por professores de ciências e biologia, através de suas percepções e dificuldades. Optou-se nessa investigação, o caráter qualitativo, utilizando, como instrumento de coleta de dados, um questionário eletrônico enviado via e-mail, o qual contou com a participação de cinco professores da rede básica de ensino do estado do Ceará em efetivo exercício. Como resultado obtido na pesquisa, constatou-se que os professores possuem uma perspectiva coerente sobre o que é Paleontologia e que consideram importante de ser tratado no ensino básico; indicam diferentes formas metodológicas de abordar a temática, mas dentro de suas realidades, contudo acreditam que poderiam buscar inovações pedagógicas que facilitariam no processo de ensino-aprendizagem sobre a Paleontologia; assumem que o currículo educacional vigente atua como documento norteador, porém se distancia da real abordagem em sala de aula; igualmente, possuem dificuldade de introduzir a Paleontologia em sala de aula e acreditam que as abordagens desse tema são diferentes nos níveis de ensino. Por fim, conclui-se que melhores abordagens, amparadas pela educação libertadora e pelos professores, tornam-se indispensáveis para suprir a carência do ensino de Paleontologia por meio de metodologias alternativas.pt_BR
dc.title.enApproach to Paleontology from the BNCC and the perceptions of Science and Biology teacherspt_BR
Aparece nas coleções:CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_tcc_amsantosfilho.pdf1,22 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.