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Tipo: Dissertação
Título: Juventudes, educação e desigualdades sociais: o papel da escola no Projeto de Vida dos jovens
Autor(es): Farias, Francisca Bruna Pereira
Orientador: Freitas, Isaurora Cláudia Martins de
Palavras-chave: Juventude;Educação;Desigualdade Social;Projeto de Vida
Data do documento: 2023
Citação: FARIAS, F. B. P. Juventudes, educação e desigualdades sociais: o papel da escola no Projeto de Vida dos jovens. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.
Resumo: O presente trabalho apresenta os resultados da pesquisa que teve como objetivo investigar o papel da escola no projeto de vida dos estudantes do ensino médio. De modo específico, o trabalho buscou construir um estudo que fosse além de uma pesquisa, um momento de formação, não só para a pesquisadora, como também para os participantes e, assim, analisar as relações existentes entre juventude, educação, projeto de vida e desigualdade social. Buscou-se compreender a visão que os jovens têm da escola, o papel que eles atribuem a ela na construção e concretização de seus projetos de vida e como suas realidades sociais impactam nesses projetos. Além disso, o trabalho propôs elaborar junto com os participantes da pesquisa um Roteiro Curricular Orientador (RCO), com a sistematização de temas que os discentes consideram importante serem abordados para o desenvolvimento do componente curricular Projeto de Vida. O estudo consistiu em uma pesquisa-formação, com abordagem qualitativa. Participaram da pesquisa 65 estudantes, regularmente matriculados na Escola de Ensino Médio em Tempo Integral (EEMTI) Ayres de Sousa, localizada no distrito de Jaibaras-Sobral, vinculada à 6ª Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação-Sobral. A primeira parte da coleta de dados se deu através de um levantamento do perfil socioeconômico dos estudantes, que ocorreu através de um Formulário Online preenchido pelos alunos que aceitaram participar da pesquisa, mediante a assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido - TCLE. A segunda parte da coleta de dados ocorreu a partir da execução de oficinas narrativas e autobiográficas, que aconteceram na escola por meio de encontros presenciais. Foram realizadas cinco oficinas durante as aulas da disciplina de Núcleo de Trabalho, Práticas e Pesquisas Sociais (NTPPS) com a participação do professor. O trato dos dados se deu por meio da análise dos materiais produzidos durante as oficinas e pelos dados gerados nos formulários, que foram organizados em categorias analisadas e discutidas nesta dissertação. Sabendo da importância de desenvolver pesquisas que produzam ferramentas que impactem em melhorias nas realidades pesquisadas, o estudo possibilitou a construção de alguns produtos técnicos, entre eles o RCO, a sistematização das oficinas narrativas e autobiográficas, além de produtos acadêmicos, como artigos científicos.
Abstract: The present work comes up with a synthesis of the research carried out during the Master's Degree in Psychology and Public Policies, which aimed to investigate the role of the school in the life project of high school students. Specifically, the work sought to build a study that went beyond research itself, but a training moment, not only for the researcher, but also for the participants and, thus, analyze the existing relationships between youth, education, life project and social inequality. Seeking to understand the vision that young people have of the school, the role they attribute to it in the construction and realization of their life projects, and how their social realities impact on these projects. In addition, the work proposed to elaborate together with the research participants a Guiding Curriculum Script, with the systematization of themes that the students consider important to be approached for the development of the curricular component life project. The study consisted of a research-training with a qualitative approach. 65 students participated in the present research, regularly enrolled in the School of Secondary Education in Full Time (EEMTI) Ayres de Sousa, located in the district of Jaibaras-Sobral, linked to the 6th Regional Coordination for the Development of Education-Sobral. The first part of the data collection took place through a survey of the socioeconomic profile of the students, which took place through an Online Form completed by the students who agreed to participate in the research, by signing the Term of Free and Informed Consent - TCLE. The second part of data collection took place from the execution of narrative and autobiographical workshops, which took place at school through face-to-face meetings. Five workshops were carried out during the classes of the Core of Work, Practices and Social Research (NTPPS) discipline and also had the participation of the teacher. Data analysis was carried out through the content analysis of the materials produced during the workshops and through the data generated in the forms, which were organized into categories of analysis and discussed in this dissertation. Knowing the importance of developing research that produces tools that impact on improvements in the realities researched, the study enabled the construction of some technical products, including the RCO, the systematization of narrative and autobiographical workshops, as well as academic products, such as scientific articles.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73563
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2023_dis_fbpfarias.pdfFARIAS, F. B. P. Juventudes, educação e desigualdades sociais: o papel da escola no Projeto de Vida dos jovens. 2023. 110 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Psicologia e Políticas Públicas) - Campus Sobral, Universidade Federal do Ceará, Sobral, 2023.5,2 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


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