Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73463
Tipo: | TCC |
Título: | O efeito escola sobre o desempenho no Enem de 2018: Análise comparativa entre as escolas públicas e privadas no Ceará |
Autor(es): | Sousa, Larissa Mota de |
Orientador: | Irffi, Guilherme Diniz |
Palavras-chave: | ENEM;Propensity Score Matching;Background familiar;Ceará |
Data do documento: | 2019 |
Citação: | SOUSA, Larissa Mota de. O efeito escola sobre o desempenho no Enem de 2018: Análise comparativa entre as escolas públicas e privadas no Ceará. 47 f. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2019. |
Resumo: | O presente estudo tem por objetivo examinar a parcela do efeito da escola no diferencial do resultado médio do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) entre alunos das escolas da rede pública e privada de ensino no estado do Ceará, em 2018. Para isto, utiliza-se do método de pareamento por escore de propensão (PSM) a partir do modelo Probit para explicar quais características afetam a probabilidade de estudar em escola particular. A amostra final consiste em 13.465 estudantes que concluíram o ensino médio no ano 2018. Em relação aos resultados, pode-se dizer que o background familiar afeta positivamente a probabilidade de se estudar em escola privada no Ceará. E, após analisar os resultados, com e sem considerar o PSM, verifica-se que as médias de notas no ENEM dos alunos de escolas privadas são superiores as dos alunos da rede pública. |
Abstract: | This study aims to examine the share of school effect on the differential of the average result at the National High School Exam (ENEM) among students of public and private schools in the state of Ceará, in 2018. For this, the propensity score matching method (PSM) was used from a Probit model to explain which characteristics affect the probability of studying in a private school. The final sample consists of 13,465 students who completed high school in 2018. Regarding the results, it can be said that the family background positively affects the probability of studying in a private school in Ceará. And after analyzing the results, with and without considering the PSM, it appears that the average ENEM scores of students from private schools are higher than students from public schools. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73463 |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS ECONÔMICAS - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019_tcc_lmsousa.pdf | 567,85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.