Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73461
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSantana, José Rogério-
dc.contributor.authorCosta Neto, José Vieira da-
dc.date.accessioned2023-07-11T21:03:12Z-
dc.date.available2023-07-11T21:03:12Z-
dc.date.issued2023-
dc.identifier.citationCOSTA NETO, José Vieira da. Single-board computers e tecnologias open source na perspectiva educacional. 2023. 130 f. Dissertação (Mestrado em Tecnologia Educacional) - Programa de Pós-Graduação em Tecnologia Educacional, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73461-
dc.description.abstractDue to their low cost, great mobility and possibility of transformation, Internet of Things (IoT) devices and Single-Board Computers (SBCs) have conquered more and more space and popularity in academic, residential, and professional environments. There are several SBCs on the market, using Advanced RISC Machine (ARM) processors, which, combined with a GNU/Linux operating system, are ideal for those who do not just want to perform administrative activities. The SBCs also apply to anyone who wants to start developing technologies, tools, and even providing objects of everyday life to be connected to each other, being controlled and accessed through intranet and internet networks. This research presents the importance of SBCs in the educational perspective combined with digital cultural practices, adapting an educational, mobile operating system that includes both educational robotics components and various applications aimed at basic education and Distance Education (EaD). The research has an exploratory character, with the use of a bibliographic survey, with an applied purpose and experimental development, with a quali-quantitative approach. The subjects proposed for this educational operating system are education professionals, teachers from any area of education that requires the use of educational software in the classroom, as well as the locus, all educational environments. As a result, the use of SBCs enabled the development of several tools, such as the educational operating system customized and adapted for Raspberry Pi, TV Box and personal computers, as well as experiments with SBCs in server clusters for small, medium and large applications. , home automation server, retro video games, media centers, among others. It was considered that the use of SBCs and open source technologies are essential for educational practices in different areas of knowledge, contributing as facilitators for a continuous construction of knowledge, however, a greater presence of these resources in classrooms and school spaces is necessary. It is still expected, the development of activities involving educational informatics, with greater mobility, standardization and reduced cost.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSingle-Board Computerspt_BR
dc.subjectInformática Educativapt_BR
dc.subjectCultura Digitalpt_BR
dc.subjectSoftware Educativopt_BR
dc.titleSingle-board computers e tecnologias open source na perspectiva educacionalpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.contributor.co-advisorBarros Filho, Edgar Marçal de-
dc.description.abstract-ptbrDevido ao seu baixo custo, grande mobilidade e possibilidade de transformação, os dispositivos de Internet das Coisas (IoT, do inglês Internet of Things) e computadores de placa única (SBCs, do inglês Single-Board Computers), têm conquistado cada vez mais espaço e popularidade em ambientes acadêmicos, residenciais e profissionais. Existem diversas SBCs presentes no mercado, utilizando processadores Advanced RISC Machine (ARM), que aliadas a um sistema operacional GNU/Linux são ideais para quem não quer apenas realizar atividades administrativas. Os SBCs também se aplicam para quem quer começar a desenvolver tecnologias, ferramentas, e até proporcionar que objetos da vida cotidiana estejam conectados entre si, sendo controlados e acessados através de redes intranet e internet. Nesta pesquisa apresenta-se a importância dos SBCs na perspectiva educacional aliada às práticas culturais digitais, adaptando um sistema operacional educacional, móvel, que contemple tanto componentes de robótica educacional, como diversas aplicações voltadas para a educação básica e Educação à Distância (EaD). A pesquisa tem caráter exploratório, com uso de levantamento bibliográfico, com finalidade aplicada e de desenvolvimento experimental, de abordagem quali-quantitativa. Os sujeitos propostos para este sistema operacional educacional são os profissionais da educação, professores de qualquer área do ensino que demande de uso de softwares educacionais em sala de aula, assim como o lócus, todos os ambientes educacionais. Como resultado, o uso dos SBCs possibilitou o desenvolvimento de diversas ferramentas, como o sistema operacional educacional customizado e adaptado para Raspberry Pi, TV Box e computadores pessoais, assim como foram realizados experimentos de SBCs em cluster de servidores para pequenas, médias e grandes aplicações, servidor de automação residencial, videogame retrô, centrais de mídia, entre outros. Considerou-se que a utilização de SBCs e tecnologias open source são imprescindíveis para práticas educacionais em diversas áreas do conhecimento, contribuindo como facilitadores para uma contínua construção do conhecimento, entretanto se faz necessário uma maior presença destes recursos em salas de aula e espaços escolares. Ainda é esperado, o desenvolvimento de atividades envolvendo informática educativa, com uma maior mobilidade, padronização e custo reduzidopt_BR
Aparece nas coleções:PPGTE - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2023_dis_jvcostaneto.pdf14,32 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.