Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73363
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Lima, Luciana de | - |
dc.contributor.author | Silva, Ivna Bezerra da | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T13:55:24Z | - |
dc.date.available | 2023-07-06T13:55:24Z | - |
dc.date.issued | 2023-07 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, Ivna Bezerra da. Produção de vídeos sobre fisiologia humana em rede social como ferramenta pedagógica no Ensino Médio. 2023. 104 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Ciências Biológicas) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73363 | - |
dc.description | Este documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas. | pt_BR |
dc.description.abstract | The present study aims to analyze the learning process of high school students as they develop videos for the TikTok social network, focusing on the concepts of Human Physiology. The fragmented teaching of Human Physiology systems, the use of technical terms that are difficult to comprehend, and the lack of motivation on the part of students are some of the obstacles that hinder the proper development of students' learning processes in this content. Therefore, an exploratory research was conducted with the participation of 11 3rd-year high school students from a state school in Fortaleza, from March to May 2023. The research was divided into the following stages: planning, data collection, and analysis. Data collection occurred in three moments: administration of the Initial Questionnaire, development of the Didactic Sequence, and administration of the Final Questionnaire. The Didactic Sequence was divided into three stages: script preparation, video production, and sharing of the produced material. Data analysis was carried out in an interpretive manner, based on the comparison of the results obtained in the data collection phases to identify convergences or divergences in the information. The results demonstrated that, from a conceptual perspective, the production of videos contributed to learning about the Digestive, Muscular, and Nervous Systems. Meanwhile, from a contextual perspective, the systems in which the participants showed improved performance after the implementation of the Didactic Sequence were the Nervous and Endocrine Systems. For the other systems, it was observed that students' knowledge either remained stable throughout the project or presented a negligible reduction. The Didactic Sequence used can be replicated in other contexts to corroborate the results regarding the performance achieved by the participants. However, the small unit of analysis may be a limitation of this study. The intention is to present the Didactic Sequence used to undergraduate students in the Biological Sciences program at the Federal University of Ceará, as well as to publish it in journals or participate in events that contribute to the discussion on the use of digital resources in the classroom to stimulate the learning process. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Biologia | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Construcionismo | pt_BR |
dc.subject | Rede Social | pt_BR |
dc.subject | TikTok | pt_BR |
dc.title | Produção de vídeos sobre fisiologia humana em rede social como ferramenta pedagógica no Ensino Médio | pt_BR |
dc.type | TCC | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente trabalho tem como objetivo analisar o processo de aprendizagem dos alunos do Ensino Médio ao desenvolverem vídeos para a rede social TikTok vinculados aos conceitos de Fisiologia Humana. O ensino fragmentado dos sistemas da Fisiologia Humana, o uso de termos técnicos de difícil compressão e a falta de motivação por parte dos estudantes se configuram como alguns obstáculos que dificultam o desenvolvimento adequado dos processos de aprendizagem dos alunos nesse conteúdo. Assim, desenvolveu-se uma pesquisa exploratória, com a participação de 11 alunos do 3º ano do Ensino Médio de Escola Estadual em Fortaleza, durante os meses de março a maio de 2023. A pesquisa se subdividiu nas seguintes etapas: planejamento, coleta e análise de dados. A coleta de dados ocorreu em três momentos: aplicação do Questionário Inicial, desenvolvimento da Sequência Didática e aplicação do Questionário Final. A Sequência Didática se subdividiu em 3 etapas, preparação de roteiro, produção de vídeo e socialização do material produzido. A análise de dados ocorreu de forma interpretativa pautada na comparação dos resultados obtidos nas fases da coleta de dados para verificar convergências ou divergências nas informações. Os resultados obtidos demonstraram que, na perspectiva conceitual, a produção dos vídeos auxiliou a aprendizagem sobre os Sistemas Digestório, Muscular e Nervoso. Enquanto, na perspectiva contextual, os sistemas em que os participantes apresentaram um desempenho superior após a implementação da Sequência Didática foram os Sistemas Nervoso e endócrino. Para os outros sistemas observou-se que o conhecimento dos estudantes se manteve durante o desenvolvimento do projeto ou apresentou uma redução irrisória. A Sequência Didática utilizada pode ser replicada em outros contextos para corroborar os resultados encontrados em relação ao desempenho obtido pelos participantes. No entanto, a pequena unidade de análise pode ser uma limitação deste trabalho. Pretende-se apresentar a Sequência Didática utilizada para licenciandos do curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal do Ceará. Assim como, a publicação em periódicos ou a participação em eventos que colaborem com a discussão sobre o uso de recursos digitais em sala de aula para estimular o processo de aprendizagem. | pt_BR |
dc.title.en | Production of videos on human physiology on social media as a pedagogical tool in high school | pt_BR |
Aparece nas coleções: | CIÊNCIAS BIOLÓGICAS - LICENCIATURA - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_tcc_ibsilva.pdf | 4,31 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.