Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73358
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | Gonzalez, Ricardo Hugo | - |
dc.contributor.author | Cavalcante, Edilma da Cruz | - |
dc.date.accessioned | 2023-07-06T11:12:14Z | - |
dc.date.available | 2023-07-06T11:12:14Z | - |
dc.date.issued | 2023 | - |
dc.identifier.citation | CAVALCANTE, Edilma da Cruz. Desenvolvimento de um curso on-line sobre anomalias craniofaciais para cirurgiões-dentistas. 2023. 94 f. Dissertação (Mestrado em Saúde Pública). Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73358. Acesso em: 06 jul. 2023. | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73358 | - |
dc.description.abstract | The present study deals with the development, specifically construction and validation, of an online course, in the distance learning modality (DL), about the treatment of people with craniofacial anomalies for dental surgeons (DC) of Primary Health Care (PHC). The study used the ADDIE (analysis, design, development, implementation and evaluation) instructional design model, based on the theories of the Andragogical Model and the Heutagogical Model. It was developed in three stages. In the first, the didactic material was revised and updated. In the second, the course was built in the Online Learning System of the Federal University of Ceará (SOLAR-UFC). In the third stage the validity of the course was tested by six dentists with experience in craniofacial anomalies and/or educational technology. The course was evaluated using the adapted Emory Questionnaire for content, accuracy, audience and structure, and by another questionnaire on specific aspects of content and design. Overall, the course was rated as "excellent" or "adequate" by the evaluating judges. With regard to the Emory Questionnaire, the course was rated "excellent" with 96% agreement. The content, audience, and structure domains were rated "excellent" with percentages of 100%, 99%, and 100%, respectively. The accuracy domain was rated "adequate" with 89% percent agreement. As for the specific evaluation of content and design, 100% agreement was obtained by the content validity index (CVI), considering all items evaluated adequate. The online course reflected the needs pointed out in its conception, becoming a Permanent Education strategy apt to be made available. Besides facilitating the teaching-learning process and knowledge construction, it aims to improve the quality of care provided to people with craniofacial anomalies by PHC DC’s. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Estudo de Validação | pt_BR |
dc.subject | Saúde Bucal | pt_BR |
dc.subject | Educação Continuada | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia Educacional | pt_BR |
dc.title | Desenvolvimento de um curso on-line sobre anomalias craniofaciais para cirurgiões-dentistas | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
dc.description.abstract-ptbr | O presente estudo trata do desenvolvimento, especificamente construção e validação, de um curso on-line, na modalidade Educação à Distância (EAD), sobre o tratamento de pessoas com anomalias craniofaciais para cirurgiões-dentistas (CD) da Atenção Primária à Saúde (APS). O estudo utilizou como base o modelo de design instrucional ADDIE (análise, desenho, desenvolvimento, implementação e avaliação), fundamentado nas teorias do Modelo Andragógico e Modelo Heutagógico. Foi desenvolvido em três etapas. Na primeira, foi realizada a revisão e atualização do material didático. Na segunda, foi construído o curso no Sistema Online de Aprendizagem da Universidade Federal do Ceará (SOLAR-UFC). Na terceira, foram testadas as evidências de validade do curso por seis cirurgiões-dentistas com experiência na área de anomalias craniofaciais e/ou tecnologia educacional. O curso foi avaliado por meio do Questionário Emory adaptado, quanto ao conteúdo, precisão, público e estrutura, e por outro questionário sobre aspectos específicos do conteúdo e design. No geral, o curso foi julgado como “excelente” ou “adequado” pelos juízes avaliadores. Com relação ao Questionário Emory, o curso foi considerado “excelente” com 96% de concordância. Os domínios conteúdo, público e estrutura foram considerados “excelentes” com porcentagem de 100%, 99% e 100%, respectivamente. O domínio precisão foi considerado “adequado” com 89% de porcentagem de concordância. Quanto à avaliação específica do conteúdo e design, obteve-se 100% de concordância pelo índice de validade de conteúdo (IVC), considerando todos os itens avaliados adequados. O curso on-line construído refletiu as necessidades apontadas em sua concepção, tornando-se uma estratégia de Educação Permanente apta para a disponibilização. Além de facilitar o processo de ensino-aprendizagem e construção do conhecimento, vislumbra a melhora na qualidade da assistência às pessoas com anomalias craniofaciais pelos CD da APS. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | PPGSP - Dissertações defendidas na UFC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2023_dis_eccavalcante.pdf | 4,82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.