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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMurakami, Luiz Carlos-
dc.contributor.authorAraújo, Fernanda Manoela de-
dc.date.accessioned2023-07-05T17:34:32Z-
dc.date.available2023-07-05T17:34:32Z-
dc.date.issued2009-
dc.identifier.citationARAÚJO, Fernanda Manoela de. Comportamento do consumidor: uma pesquisa sobre o merchandising no auto-serviço aplicado no mercado de cerveja. 2009. 77 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração) - Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73353-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectComportamento do consumidorpt_BR
dc.subjectMerchandisingpt_BR
dc.titleComportamento do consumidor: uma pesquisa sobre o merchandising no auto-serviço aplicado no mercado de cervejapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrEm um mercado globalizado e competitivo com grandes desafios e constantes mudanças, em que, cada dia, trava-se uma disputa pela preferência do consumidor, o terchandising no ponto-de-venda representa a oportunidade que as empresas possuem para conquistar e, posteriormente, fidelizar os clientes no momento da compra. O objetivo deste trabalho é analisar a utilização do merchandising no mercado de cerveja dentro dos supermercados como ferramenta de atração para os clientes. Para a realização deste estudo, oram utilizadas pesquisas bibliográfica e exploratória, sendo esta última uma pesquisa quantitativa aplicada ao estudo de campo, em que foram utilizados questionários com perguntas fechadas e afirmativas, com base na escala de Likert, a uma amostra não probabilística de 100 (cem) clientes e 05 (cinco) gerentes dos supermercados analisados, complementando-se o estudo com a análise visual, por meio de fotos coletadas no momento da aplicação dos questionários, e um estudo comparativo com uma pesquisa já realizada no mercado. Foi possível identificar a importância da implantação do merchandising nos supermercados, bem como a relevância da comunicação visual e comodidade dentro da loja para a satisfação dos clientes, mostrando ainda as singularidades pertinentes aos consumidores de cerveja.pt_BR
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