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Tipo: Dissertação
Título: Transtorno do desenvolvimento da coordenação: análise dos domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde em intervenções motoras e do conhecimento de fisioterapeutas
Autor(es): Martins, José Davi Nunes
Orientador: Gama, Marcela de Castro Ferracioli
Palavras-chave: Destreza Motora;Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde;Conhecimento
Data do documento: 2023
Citação: MARTINS, José Davi Nunes. Transtorno do desenvolvimento da coordenação: análise dos domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde em intervenções motoras e do conhecimento de fisioterapeutas. 2023. Dissertação (Mestrado em Fisioterapia e Funcionalidade) – Faculdade de Medicina, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. Disponível em: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73352. Acesso em: 05 jul. 2023.
Resumo: Habilidades motoras essenciais ao ser humano costumam ser desenvolvidas durante a infância. Crianças que apresentam dificuldades na execução destas habilidades podem apresentar o Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC). Baixo desempenho motor, imprecisão na movimentação e déficits no equilíbrio são bastante recorrentes e envolvem diretamente aspectos da funcionalidade e incapacidade de crianças com TDC. Intervenções motoras são voltadas ao aprimoramento destas habilidades e a literatura traz certa diversidade de estratégias utilizadas nestas intervenções. O planejamento destas estratégias somado a abordagem dos aspectos que compõem a funcionalidade e a incapacidade humana possibilita a integralidade do cuidado destas crianças. Fisioterapeutas são profissionais qualificados para aplicação destas intervenções, porém, a falta de conhecimento destes profissionais sobre TDC ainda pode ser considerada um desafio, pois apesar de já existirem critérios de diagnóstico, este transtorno não é frequentemente reconhecido. Deste modo, esta dissertação é composta por duas pesquisas. A primeira voltou-se para identificação da abordagem dos domínios da Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) nas diferentes intervenções motoras para crianças com TDC. Foi realizada uma revisão integrativa nas bases de dados PubMed, Embase e Scopus, utilizando o descritor “developmental coordination disorder”, incluindo apenas revisões sistemáticas, publicadas entre 2017-2022, que trouxessem apenas ensaios clínicos randomizados de alta qualidade metodológica para que fossem analisados através do estabelecimento de um link entre os objetivos e características das intervenções motoras com os domínios presentes na CIF. O estabelecimento deste link foi baseado em estudos que norteiam tal processo. De maneira geral, os resultados mostraram que todas as 29 intervenções motoras selecionadas apresentaram link com a CIF, sendo o domínio Atividades e Participação o mais presente, seguido de Funções do Corpo e Fatores Ambientais. Grande parte das intervenções foi aplicada por fisioterapeutas, o que levanta o questionamento sobre o conhecimento destes profissionais sobre este transtorno. A segunda pesquisa voltou-se para identificação do conhecimento de estudantes da graduação e profissionais de fisioterapia sobre o TDC. Trata-se de um estudo transversal, com abordagem quantitativa. Os participantes foram convidados a responder um questionário online, adaptado de outros estudos. De maneira geral, os resultados mostraram falta de conhecimento dos participantes sobre o TDC. Apesar de estudantes apresentarem uma maior familiarização quando comparados aos profissionais, ambos os grupos demonstraram pouco conhecimento sobre aspectos de definição, prevalência e identificação do TDC e relataram a necessidade de treinamento adicional sobre o assunto.
Abstract: Essential motor skills to human beings are typically developed during childhood. Children who have difficulties in executing these skills may present Developmental Coordination Disorder (DCD). Low motor performance, imprecision in movement, and deficits in balance are common and directly involve aspects of functioning and disability in children with DCD. Motor interventions are aimed at improving these skills, and the literature presents a diversity of strategies used in these interventions. The planning of these strategies, combined with the approach to aspects that compose human functioning and disability, enables comprehensive care for these children. Physiotherapists are qualified professionals to apply these interventions; however, the lack of knowledge among these professionals about DCD can still be considered a challenge, as despite the existence of diagnostic criteria, this disorder is not often recognized. Therefore, this dissertation comprises two studies. The first was focused on identifying the approach of the domains of the International Classification of Functioning, Disability, and Health (ICF) in different motor interventions for children with DCD. An integrative review was conducted in the PubMed, Embase, and Scopus databases, using the descriptor "developmental coordination disorder," including only high-quality randomized controlled trials published between 2017-2022, which were analyzed in establishment of a link between the objectives and characteristics of motor interventions with the domains present in the ICF. The establishment of this link was based on studies that guide this process. Overall, the results showed that all 29 selected motor interventions had a link with the ICF, with the domain of Activities and Participation being the most commonly addressed, followed by Body Functions and Environmental Factors. A large proportion of the interventions were applied by physiotherapists, raising questions about their knowledge of this disorder. The second study focused on identifying the knowledge of undergraduate students and physiotherapy professionals about DCD. This is a cross-sectional study with a quantitative approach. Participants were invited to complete an online questionnaire adapted from other studies. Overall, the results revealed a lack of knowledge among the participants about DCD. Although students presented a higher level of familiarity compared to professionals, both groups demonstrated limited knowledge about aspects of definition, prevalence, and identification of DCD. Additionally, they reported the need for additional training on the subject.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73352
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