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Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise dos parâmetros de itens de matemática à luz da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI)
Autor(es): Andrade, Wendel Melo
Brandão, Jorge Carvalho
Santos, Maria José Costa dos
Palavras-chave: Itens de matemática;Teoria clássica dos testes;Teoria de resposta ao item;Análise de parâmetros
Data do documento: 2020
Instituição/Editor/Publicador: Perspectivas da Educação Matemática
Citação: ANDRADE, Wendel Melo; BRANDÃO, Jorge Carvalho; SANTOS, Maria José Costa dos. Análise dos parâmetros de itens de matemática à luz da Teoria Clássica dos Testes (TCT) e da Teoria de Resposta ao Item (TRI). Perspectivas da Educação Matemática, [S. l.], v. 13, n. 32, p. 1-21, 2020.
Resumo: Objetiva-se com este artigo analisar os parâmetros de itens de matemática praticados nas avaliações externas, fundamentando-se nos pressupostos da TCT e da TRI. O procedimento metodológico utilizado contou com elementos de pesquisa bibliográfica e de pesquisa documental, por meio da realização de uma análise de itens do 5o ano do ensino fundamental, publicados em boletim pedagógico. Dentre os parâmetros estudados, destaca-se a capacidade de discriminação do item, a habilidade necessária para respondê-lo e a probabilidade de resposta correta dada por respondentes de baixa habilidade. Nas análises, foram considerados os preceitos da unidimensionalidade e interdependência local, a habilidade do respondente e os índices de discriminação, de dificuldade e de coeficiente bisserial. Percebeu-se que os procedimentos oriundos da TCT e da TRI possibilitam a identificação da proficiência do estudante, pois é possível estabelecer uma relação entre a probabilidade de um aluno responder corretamente a um item e suas habilidades na área do conhecimento avaliado.
Abstract: This article aims to analyze the parameters of mathematics items practiced in external evaluations, based on the assumptions of CTT and IRT. The methodological procedure used included bibliographic research and documentary research elements, as an analysis of items from the 5th year of elementary school published in a pedagogical bulletin was carried out. Among the parameters studied, the item's ability to discriminate stand out, the ability to answer it and the probability of correct answer given by respondents with low ability. In the analyzes, we considered unidimensionality and local interdependence precepts, respondent's ability and discrimination, difficulty and bisserial coefficient indices. We noticed that the procedures originating from CTT and IRT enable the student's proficiency identification, since it is possible to establish a relationship between the probability of a student correctly answering an item and his/her abilities in the evaluated knowledge area.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73351
ISSN: 2359-2842
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DEHA - Artigos publicados em revista científica

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