Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73350
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMagalhães, Elisângela Bezerra-
dc.contributor.authorBrandão, Jorge Carvalho-
dc.contributor.authorSantos, Maria José Costa dos-
dc.date.accessioned2023-07-05T15:41:31Z-
dc.date.available2023-07-05T15:41:31Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationMAGALHÃES, Elisângela Bezerra; BRANDÃO, Jorge Carvalho; SANTOS, Maria José Costa dos. A matemática e o aluno com deficiência visual: metodologias de mediação e a elaboração de conceitos. Interfaces Científicas, Aracaju-SE, v. 10, n. 3, p. 76-92, 2021.pt_BR
dc.identifier.issn2316-3828-
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73350-
dc.description.abstractArticle is a cut of a master’s research in the area of mathematics teaching and visual impairment. We will expose the contributions of the methodology of teaching mediation in the process of elaboration and appropriation of mathematical concepts. The research is defined as qualitative based on a case study, developed with blind students of a School of Elementary Education in Fortaleza. The Fedathi Sequence was used, and at the end of the research we identified that the use of the methodology gave the students the possibility of elaborating the concepts with meaning, assuring them the opportunity of experimentation, and of elaborating knowledge in the perspective of meaningful learning.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.publisherInterfaces Científicaspt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectMediaçãopt_BR
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectDeficiência visualpt_BR
dc.titleA matemática e o aluno com deficiência visual: metodologias de mediação e a elaboração de conceitospt_BR
dc.title.alternativeMatemáticas y estudiantes com discapacidad visual: metodologías de mediación y diseño de conceptospt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.description.abstract-ptbrEste artigo é um recorte de uma pesquisa de mestrado na área do ensino da matemática e a deficiência visual. Iremos expor os aportes da metodologia de mediação de ensino no processo de elaboração e apropriação de conceitos matemáticos. A pesquisa define-se como qualitativa fundamentada com um estudo de caso, desenvolvida com discentes cegos de uma Escola de Ensino Fundamental de Fortaleza. Foi utilizada a Sequência Fedathi, e ao final da pesquisa identificamos que a utilização da metodologia oportunizou aos discentes a possibilidade de elaboração dos conceitos com significado, assegurando aos mesmos a oportunidade de experimentação e de elaboração de conhecimentos na perspectiva no aprendizado significativo.pt_BR
dc.description.abstract-esEste artículo es un recorte de una investigación de maestría en el campo de la educación matemática y la discapacidad visual. Expondremos las contribuciones de la metodología de mediación docente en el proceso de elaboración y apropiación de conceptos matemáticos. La investigación se define como cualitativa basada en un estudio de caso, desarrollado con estudiantes ciegos de una escuela prima- ria en Fortaleza. Se utilizó la secuencia Fedathi, y al final de la investigación identificamos que el uso de la metodología brindaba a los estudiantes la posibilidad de elaborar conceptos significativos, asegurándoles la oportunidad de experimentar y la elaboración del conocimiento en la perspectiva del aprendizaje significativo.pt_BR
dc.title.enMathematics and the visual disability: methodologies of mediation and the preparation of conceptspt_BR
Aparece nas coleções:DEHA - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2021_art_ebmagalhaes1.pdf389,95 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.