Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/7332
Type: | Dissertação |
Title: | Processos metacognitivos implicados na produção escrita de crianças do 1º ano de ensino fundamental |
Authors: | Brilhante, Luiza Hermínia de Almeida Assis |
Advisor: | Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares |
Keywords: | Processus métacognitifs;Production de texte;Metacognição em crianças - Fortaleza(CE);Alfabetização - Fortaleza(CE);Língua portuguesa - Composição e exercícios |
Issue Date: | 2012 |
Publisher: | www.teses.ufc.br |
Citation: | BRILHANTE, Luiza Hermínia de Almeida Assis. Processos metacognitivos implicados na produção escrita de crianças do 1º ano de ensino fundamental. 2012. 187f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2012. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | A metacognição desempenha um importante papel na aquisição da linguagem escrita e na aprendizagem das quatro habilidades linguísticas - produção oral e escrita, compreensão oral e escrita (FLAVELL, 1979). Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo geral: analisar os processos metacognitivos implicados na produção escrita de crianças do 1º ano do Ensino Fundamental (EF), a fim de compreender sua importância para a aprendizagem da língua escrita. Como objetivos específicos, nos propusemos a: 1. Analisar as concepções das crianças sobre a atividade de produzir, revisar e reescrever textos; 2. Identificar as estratégias metacognitivas utilizadas na escrita de seus textos; 3. Identificar como os conhecimentos metacognitivos emergem durante a escrita de seus textos. Dessa forma, trouxemos como mote de investigação o entrelaçamento da Teoria Metacognitiva (FLAVELL, 1979; 1999), do processamento da produção textual (GOMBERT, 1990; JOLIBERT, 1994; ABAURRE et al. 1995; COSTA VAL, 2006; MARCUSCHI, 2008) enfocando na atividade de revisão e reescrita de textos de crianças, assim como também da aquisição e desenvolvimento da língua escrita (FERREIRO, 1985, 1989, 2003, 2005; TEBEROSKY e COLOMER, 2003, MORAIS, 2005). Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como metodologia o Estudo de Caso Múltiplo (BOGDAN E BIKLEN, 1994) com nove crianças de seis anos de idade do 1º ano do EF. Os dados foram coletados por meio da observação-participante; da entrevista semiestruturada utilizando o desenho como técnica de provocação; da entrevista de explicitação nas quatro situações distintas em que as crianças foram convidadas a produzir textos, bem como a revisá-los e reescrevê-los, tanto individualmente quanto em duplas. Os resultados mostraram que as crianças fazem reflexões metacognitivas, evidenciando conhecimentos e estratégias ao realizar a produção, a revisão e a reescrita de seus textos, provocando assim, a regulação e a tomada de consciência acerca do seu processo de apropriação da escrita. As concepções das crianças representaram os conhecimentos metacognitivos que possuem, pois atribuem ao esforço pessoal, sua capacidade de pensar e ler, a competência de escrever textos, embora considerem a necessidade de auxílio externo, ou seja, de pessoas que acreditam ser mais experientes com a escrita, como pais, professores e alguns colegas. A revisão em duplas foi feita com estratégias que já se manifestavam ao realizá-la individualmente, porém houve aumento expressivo no uso de estratégias de natureza metacognitiva. Salientamos a necessidade da mediação para a efetivação do procedimento de revisão textual, sendo este um fator importante para o processo de construção da língua escrita e parte integrante do processamento da produção textual. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/7332 |
Appears in Collections: | PPGEB - Dissertações defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2012-DIS-LHAABRILHANTE.pdf | 6,56 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.