Please use this identifier to cite or link to this item:
http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/73282
Type: | Tese |
Title: | A sequência formativa como dispositivo dialógico para a formação continuada de professores na perspectiva da linguística aplicada |
Authors: | Bastos, Rafael Lira Gomes |
Advisor: | Ribeiro, Pollyanne Bicalho |
Keywords: | Dialogismo;Linguística Aplicada;Formação de professores;Sequência Formativa |
Issue Date: | 2023 |
Citation: | BASTOS, Rafael Lira Gomes. A sequência formativa como dispositivo dialógico para a formação continuada de professores na perspectiva da linguística aplicada. Orientadora: Pollyanne Bicalho Ribeiro. 2023. 207 f - Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-graduação em Linguística, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023. |
Abstract in Brazilian Portuguese: | Inserida na comunidade de prática de uma Linguística Aplicada que pauta a relação entre linguagem e trabalho docente, esta tese objetivou analisar o papel da Sequência Formativa (SF) como dispositivo dialógico para a formação continuada de professores. Esse objetivo geral se desdobrou em três objetivos específicos: (i) caracterizar a atividade docente desenvolvida no Centro Cearense de Idiomas – CCI Jóquei, por meio das interações discursivas no e sobre o trabalho, (ii) examinar as tensões sobre a atividade docente nos enunciados dos professores em situação de autoconfrontação e (iii) avaliar a aplicação da Sequência Formativa como dispositivo de formação continuada de professores em serviço. A pesquisa assume, teoricamente, o pensamento dialógico de Bakhtin e o Círculo (BAKHTIN, 1997, 2015, 2016, 2017a, 2017b, 2018; VOLÓCHINOV, 1976, 2018) para interpretar como o ser humano age no mundo do trabalho via linguagem. Essa ação é explicada, também, em interface com a concepção de trabalho da Clínica da Atividade (CLOT, 2007, 2010; CLOT; FAÏTA, 2016). Metodologicamente, propusemos a realização da SF (BASTOS; RIBEIRO, 2019), desenvolvida a partir do método indireto de pesquisa autoconfrontação. Para isso, foram realizadas, com os professores do CCI Jóquei, duas sessões de autoconfrontação simples, uma sessão de autoconfrontação cruzada, um encontro de retorno ao coletivo, um curso de formação continuada em três módulos e, por fim, a escrita de um relato. As interações discursivas foram interpretadas a partir do aporte teórico-metodológico da Análise Dialógica do Discurso, considerando, de forma geral, as relações dialógicas entre os enunciados anteriores e posteriores, tendo em conta um esquema de análise do desenvolvimento do gênero da atividade. Além disso, consideramos as especificidades exotópicas e cronotópicas na interpretação das interações em autoconfrontação. A análise dos relatos levou em conta, especificamente, os tons apreciativos dos professores sobre a realização da pesquisa. Os resultados apontam que a atividade docente no contexto do CCI Jóquei foi caracterizada, em certa medida, como extenuante devido à infrequência e ao número de alunos por turma, em diálogo com a rotina exaustiva dos professores. Dentre as tensões que se destacaram, apontamos os binômios aula dinâmica/monótona, controle/não controle do tempo das atividades e o uso/não uso da língua materna como elementos centrais para a avaliação da eficácia das atividades docentes. A análise das interações no curso de formação continuada e dos relatos aponta para uma avaliação positiva da SF com destaque para sua capacidade de promover reflexões vinculadas às práticas de sala de aula. Concluímos que a experiência formativa favoreceu a criação de um espaço-tempo da reflexão, propício à emergência de novas variantes do gênero da atividade, desenvolvendo o poder de agir dos professores. A SF contribuiu, portanto, para o fortalecimento daquele coletivo de trabalho e pode servir, inclusive, como dispositivo de formação continuada para outros contextos, dentro e fora da escola. |
Abstract: | Inserted in the community of practice of Applied Linguistics that studies the relationship between language and teaching, this thesis aimed to analyze the role of the Formative Sequence (FS) as a dialogical device for the continuing education of teachers. This general objective unfolded into three specific objectives: (i) to characterize the teaching activity developed at CCI Jóquei through discursive interactions in and about work, (ii) to examine the tensions about teaching activity in the utterences of teachers in a situation of self-confrontation and (iii) to evaluate the application of the Formative Sequence as a device for the continuing education of in-service teachers. The research assumes, theoretically, the dialogical thinking of Bakhtin and the Circle (BAKHTIN, 1997, 2015, 2016, 2017a, 2017b, 2018; VOLÓCHINOV, 1976, 2018) to interpret how human beings act in the world of work via language. This action is also explained in interface with the work concept of the Clinic of Activity (CLOT, 2007, 2010; CLOT; FAÏTA, 2016). Methodologically, we proposed carried out the FS (BASTOS; RIBEIRO, 2019), developed from the indirect method of self-confrontation research. To this end, two simple self-confrontation sessions were held with the CCI Jockey teachers, one cross self-confrontation session, a return to the collective meeting, a continuing education course in three modules and, finally, the writing of a report. The discursive interactions were interpreted from the theoretical-methodological contribution of the Dialogic Discourse Analysis, considering, in general, the dialogic relations between the previous and subsequent utterances, considering an analysis scheme of the development of the genre of activity. Furthermore, we consider the exotopic and chronotopic specificities in the interpretation of interactions in self-confrontation. The analysis of the reports took into account, specifically, the appreciative tones of the teachers about the research. The results indicate that the teaching activity in the context of the CCI Jockey was characterized, to some extent, as demanding due to the infrequency and the number of students per class, in dialogue with the exhaustive routine of the teachers. Among the tensions that stood out, we point out the binomial dynamic/monotonous class, control/non-control of activity time and the use/non-use of the mother tongue as central elements for evaluating the effectiveness of teaching activities. The analysis of the interactions in the continuing education course and the reports point to a positive evaluation of the FS, with emphasis on its potential to promote reflections linked to classroom practices. We conclude that the continuing education favored the emergence of a space-time of reflection, conducive to the emergence of new variants of the activity genre, developing the power to act of the teachers. The FS, therefore, contributed to the strengthening of that collective of work and can even serve as a continuing education device for other contexts, inside and outside the school. |
URI: | http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73282 |
Appears in Collections: | PPGL - Teses defendidas na UFC |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2023_tese_rlgbastos.pdf | 1,95 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.