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Tipo: Dissertação
Título: O demoníaco e a compulsão de destino: a apresentação do pacto fáustico em "Grande Sertão: Veredas"
Título em inglês: The demonic and the destiny compulsion: the presentation of the faustian pact in "Grande Sertão: Veredas"
Autor(es): Souza, Filipe Ramalheiro Venâncio de
Orientador: Pereira, Caciana Linhares
Palavras-chave: Psicanálise;Literatura;Demoníaco;Pacto fáustico;Grande Sertão: Veredas;Psychoanalysis;Literature;Demonic;Faustian pact
Data do documento: 2023
Citação: SOUZA, Filipe Ramalheiro Venâncio de. O demoníaco e a compulsão de destino: a apresentação do pacto fáustico em “Grande Sertão: Veredas”. Orientadora: Caciana Linhares Pereira. 2023. 195 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Centro de Humanidades, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2023.
Resumo: A pesquisa investiga o demoníaco a partir da apresentação do pacto fáustico no romance - Grande Sertão: Veredas. O demoníaco é um termo que comparece na literatura de modo expressivo através da chamada tradição fáustica, que o coloca em questão através do pacto com o demônio. Os protagonistas das obras que compõem tal tradição realizam o pacto numa tentativa de resolver um dilema ou uma tarefa impossível de ser empreendida. Em ―Grande Sertão: Veredas‖, de João Guimarães Rosa, Riobaldo, protagonista do romance, realiza o pacto, o que o coloca em uma divisão frente ao próprio desejo. Essa divisão se constitui como uma problemática concernente à própria divisão do aparelho psíquico, em que o sujeito atribui a forças demoníacas algo que, de seu desejo, é irreconhecível e até insuportável à consciência. Diante disso, nosso percurso se direcionou a, primeiramente, compreender a divisão implicada no pacto demoníaco, no qual o que é irreconhecível pelo sujeito o é justamente por, num momento anterior à constituição do aparelho psíquico, ter sido refratado pelo mesmo. No entanto, esse elemento retorna à consciência por meio da ação da pulsão de morte, que tem a compulsão de destino como um mecanismo limítrofe de funcionamento, levando o sujeito a atribuir seus atos a agentes externos, portanto, demoníacos. Esse retorno tem relação com um resto da figura paterna idealizada pelo sujeito que é impossível de ser equacionada, retornando à consciência por meio de mandamentos cruéis do supereu. Com isso, articulamos a posição de Riobaldo diante do pai, levando em conta a contribuição lacaniana que o reparte em registros distintos: Simbólico, Real e Imaginário, possibilitando iluminar problemas importantes no debate sobre os desenvolvimentos que a psicanálise empreendeu em torno da figura do pai, assim como aclarar a posição de Riobaldo no pacto a partir de sua posição frente à divisão constitutiva do significante. Situamos então a posição do protagonista diante de seu desejo, articulando-a à possibilidade de ir ―além do pai‖ para assim ter condições de ter acesso à singularidade de seu desejo. A morte da personagem Diadorim ao final da narrativa permite a Riobaldo colocá-la na posição de objeto de desejo, quando se torna impossível. Ao se deparar com o corpo morto, o narrador é levado a construir um amor em torno de Diadorim. É este amor que demarca sua ultrapassagem do pai e a subversão do ordenamento do supereu – o que o permite ir além de sua condição de pactário. Isso nos leva à afirmação de que a estrutura do pacto fáustico permite articular o advento do desejo em sua relação com algo que se apresenta ―antes‖ como destino e que podemos apreender na fórmula freudiana: Wo Es war, soll Ich werden.
Abstract: The research investigates the demonic from the presentation of the Faustian pact in the novel ―Grande Sertão: Veredas. The demonic is a term that appears in literature expressively through the so-called Faustian tradition, which places it into question through the pact with the devil. The protagonists of the works that integrate such tradition perform the pact in an attempt to overcome a dilemma or engage in an impossible task. In ―Grande Sertão: Veredas, by João Guimarães Rosa, Riobaldo, the protagonist in the novel, makes the pact, which places him in a division against his desire. This division constitutes a problem concerning the sheer division of the psychic apparatus, in which the subject attributes demonic forces to something that, from his desire, is unrecognizable and even unbearable to consciousness. In light of this, our route was directed toward understanding the division implied in the demonic pact. According to it, what is unrecognizable by the subject is precisely because, at a moment before the constitution of the psychic apparatus, it has been refracted by it. However, this element returns to consciousness through the action of the death drive, which has the destiny compulsion as a borderline operating mechanism, causing the subject to attribute his acts to external agents, therefore demonic. This return is related to a remnant of the subject's idealized father figure, who is impossible to equate, returning to consciousness through the cruel commandments of the superego. At that point, we articulate Riobaldo‘s position concerning his father, taking into account the Lacanian contribution that divides him into different registers: symbolic, real, and imaginary, allowing it to illuminate significant problems in the debate on the developments that psychoanalysis has undertaken around the father figure, as well as clarifying Riobaldo‘s position in the pact based on his position about the constitutive division of the signifier. We next situate the protagonist‘s position before his desire, articulating the possibility of going ―beyond the father‖ to be able to access the singularity of his desire. The death of the character Diadorim at the end of the narrative allows Riobaldo to place it in the position of an object of desire when that becomes impossible. When the narrator encounters the deceased body, it steers him to establish a love around Diadorim. It is, precisely, this love that marks his surpassing of the father and the subversion of the superego order – which allows him to go beyond his pactary condition. It leads us to the statement that the structure of the Faustian pact allows articulating the advent of desire in its relationship with something that presents itself ―before‖ as destiny and that we can apprehend in the Freudian formula: Wo Es war, soll Ich werden.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/73025
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