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dc.contributor.advisorIrffi, Guilherme Diniz-
dc.contributor.authorCanuto, Julyanna Gonçalves-
dc.date.accessioned2023-06-16T17:17:13Z-
dc.date.available2023-06-16T17:17:13Z-
dc.date.issued2021-
dc.identifier.citationCANUTO, Julyanna Gonçalves. A relação entre saneamento básico e a educação: uma revisão de literatura. 33 f. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Econômicas) – Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72875-
dc.description.abstractThe Federal Constitution of 1988 guarantees access to public, free and universal education. It means that all school-aged individuals must be guaranteed a place in the public school, regardless of their individual, ethnic or geographical characteristics. Education is a fundamental right, as well as access to basic sanitation, which includes piped water, sewage, waste collection and storm drainage to be offered by the government. Both fundamental rights are denied to many citizens for different reasons. The general objective of the present research was to investigate the social impacts of the provision of basic sanitation. We sought to identify the associations between access and educational indexes to the provision of basic sanitation. The results indicate that non- sanitized regions have the worst educational indexes and students residing in non- sanitized areas obtain inferior performances when compared with students from sanitized regions. The data were analyzed at all levels of education and in assessments of basic education. It is concluded that there is a positive association between basic sanitation and education, requiring intersectoral public policies focused on promoting the supply of basic sanitation and on the educational inclusion of students living in non-sanitized areas.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectSaneamento básico - impactos sociaispt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleA relação entre saneamento básico e a educação: uma revisão de literaturapt_BR
dc.typeTCCpt_BR
dc.description.abstract-ptbrA Constituição Federal de 1988 assegura o acesso à educação pública, gratuita e universal. Significa que todos os indivíduos em idade escolar devem ter a vaga na escola pública assegurada, independentemente de suas características individuais, étnicas ou geográficas. A educação é um direito fundamental, bem como o acesso ao saneamento básico, que inclui água encanada, esgoto, coleta de resíduos e drenagem pluvial a ser oferecida pelo poder público. Ambos os direitos fundamentais são negados a muitos cidadãos por fatores diversos. O objetivo geral da presente pesquisa foi investigar os impactos sociais da oferta de saneamento básico. Buscou-se identificar as associações entre acesso e índices educacionais à oferta de saneamento básico. Os resultados indicam que regiões não saneadas apresentam os piores índices educacionais e alunos residentes em áreas não saneadas obtêm desempenhos inferiores quando comparados com alunos de regiões saneadas. Os dados foram analisados em todos os níveis da educação e em avaliações da educação básica. Conclui-se que existe associação positiva entre saneamento básico e educação, sendo necessárias políticas públicas interseccionais focadas na promoção da oferta de saneamento básico e na inclusão educacional de alunos residentes em áreas não saneadas.pt_BR
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