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dc.contributor.advisorOliveira Neto, Francisco Moraes de-
dc.contributor.authorBarroso, Joana Maia Fernandes-
dc.date.accessioned2023-06-13T17:48:46Z-
dc.date.available2023-06-13T17:48:46Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.citationBARROSO, Joana Maia Fernandes. Análise da variabilidade temporal dos fluxos origem-destino e do volume de tráfego veicular na cidade de Fortaleza-Ce. 2018. Dissertação. (Mestrado em Engenharia de Transporte)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2018pt_BR
dc.identifier.urihttp://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/72782-
dc.descriptionEste documento está disponível online com base na Portaria nº 348, de 08 de dezembro de 2022, disponível em: https://biblioteca.ufc.br/wp-content/uploads/2022/12/portaria348-2022.pdf, que autoriza a digitalização e a disponibilização no Repositório Institucional (RI) da coleção retrospectiva de TCC, dissertações e teses da UFC, sem o termo de anuência prévia dos autores. Em caso de trabalhos com pedidos de patente e/ou de embargo, cabe, exclusivamente, ao autor(a) solicitar a restrição de acesso ou retirada de seu trabalho do RI, mediante apresentação de documento comprobatório à Direção do Sistema de Bibliotecas.pt_BR
dc.description.abstractUnderstanding the patterns of road displacement of the population from an urban area is of fundamental importance for transportation planning. From this understanding it is possible to formulate and apply models for demand forecasting, and then to subsidize decision making in relation to public policies in the urban environment. Two of the variables that compose this pattern are the traffic volume and the origin-destination (OD) flows. From this, this research has as general objective to analyze the temporal variability of traffic volume and OD flows in the city of Fortaleza-CE using data from the electronic surveillance system installed in the city's road network. For this, two methodological steps were proposed and applied: data consolidation, with the objective of extracting time series of volume and OD flow from the data of electronic control, and exploratory analysis where we sought to analyze the variability of the series obtained in the first stage. At the end of this research it was obtained as a result the understanding of the patterns of traffic variability in the study area, at a global level, including temporal variations throughout the day and spatial in relation to the location in the road network and factors that may influence this variation, providing a contribution on the phenomenon, as well as on the method of analysis for the type of data used.pt_BR
dc.language.isopt_BRpt_BR
dc.subjectTráfego urbano - Fortalezapt_BR
dc.subjectVariabilidade do tráfegopt_BR
dc.subjectVolume de tráfegopt_BR
dc.subjectFluxo ODpt_BR
dc.subjectTrânsito - fluxo - Fortalezapt_BR
dc.titleAnálise da variabilidade temporal dos fluxos origem-destino e do volume de tráfego veicular na cidade de Fortaleza-Cept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.description.abstract-ptbrA compreensão dos padrões de deslocamento viário da população de uma área urbana é de fundamental importância para o planejamento de transportes. A partir dessa compreensão, é possível formular e aplicar modelos para previsão da demanda por transportes para então subsidiar a tomada de decisão em relação a políticas públicas no ambiente urbano. Duas das variáveis que compõem esse padrão são o volume de tráfego e os fluxos origem-destino (OD). A partir disso, esta pesquisa tem como objetivo geral analisar a variabilidade temporal do volume de tráfego e dos fluxos OD na cidade de Fortaleza-CE utilizando dados provenientes do sistema de fiscalização eletrônica instalado na malha viária da cidade. Para isto, foram propostas e aplicadas duas etapas metodológicas: consolidação dos dados, com o objetivo de extrair séries temporais do volume e do fluxo OD dos dados de fiscalização eletrônica, e análise exploratória com o objetivo de analisar a variabilidade das séries obtidas na primeira etapa. Ao final desta pesquisa, foi obtido como resultado a compreensão dos padrões de variabilidade do tráfego na área de estudo, em um nível global, incluindo variações temporais ao longo do dia e espaciais em relação à localização na rede viária e os fatores que podem influenciar nessa variação, fornecendo uma contribuição sobre o fenômeno, assim como sobre o método de análise para o tipo de dado utilizado.pt_BR
Aparece nas coleções:DET - Dissertações defendidas na UFC

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